Gestão financeira: planilhas ou software de gestão? | Blog DouraSoft

Gestão financeira: planilhas ou software de gestão?

software de gestão

Um dos assuntos mais questionáveis dentro de casas Lotéricas é sobre como fazer a gestão da sua empresa. Logo, é preciso avaliar qual o seu momento e quais são as suas necessidades. Um sistema de gestão financeiro precisa, antes de tudo, trazer segurança, além de mostrar em que pé estão as suas finanças.

Ainda hoje, muitos empresários Lotéricos utilizam planilhas para fazer sua gestão e controle, mas as planilhas ainda são úteis? Por muito tempo as planilhas foram a principal forma de gestão, tanto em casas Lotéricas como em outros negócios.

Mas ainda que você automatize sua planilha, crie um dashboard, desenvolva um subsistema, ela ainda continuará sendo uma planilha. Erros podem acontecer, bugs, panes, ainda são uma ameaça e para o seu negócio ser saudável, ele não pode ficar suscetível a esse tipo de  erro.

Qual o momento certo para migrar das planilhas para um software de gestão?

Se a pergunta fosse tão simples, com certeza a resposta seria sim – troque as suas planilhas por um software de gestão. Entretanto, a resposta envolve alguns fatores, que precisam ser considerados.

  1. O que está faltando? O primeiro passo é descobrir o que está faltando dentro da sua casa Lotérica, talvez você demore muito tempo para fechar seu caixa ou não tenha segurança em suas informações, e isso tudo tem prejudicado sua vida fora da Lotérica, porque tem tomado tempo demais.
  2. Qual o seu objetivo? Outro ponto importante é compreender qual é o seu objetivo, talvez hoje a troca do seu sistema, seja para corrigir erros ou otimizar o seu tempo de fechamento de caixa. Entretanto, talvez você precise escalar o seu negócio e por isso busca por um sistema mais competente. 
  3. Avalie suas limitações. Além disso, é preciso compreender o seu momento. Talvez você deseje migrar de planilhas para um software, mas a sua realidade financeira não permite. Portanto, é preciso ir com calma e avaliar toda as suas opções.

O quanto as planilhas suportam?

Inicialmente, pode até ser viável utilizar planilhas para fazer a gestão da sua casa Lotérica, mas há um limite para o que as planilhas suportam. 

Portanto, é preciso avaliar e compreender qual é o seu momento. Talvez hoje as planilhas sejam uma opção  de custo-benefício melhor do que um software para gestão financeira. Entretanto, conforme o seu negócio cresce e evolui, é preciso olhar para outras opções. Opções melhores e mais completas, que te permitam otimizar sua casa Lotérica.

Tanto o seu time Lotérico, assim como gerentes e operadores, influenciam no desempenho da sua casa Lotérica. Igualmente, o sistema de gestão da sua Lotérica determinará o resultado.

Entenda que um sistema mais lento pode fazer o seu time ficar após o horário comercial, comutando em mais horas extras, e, posteriormente, em desgaste físico e emocional do seu time. Além disso, quantas vezes você, enquanto proprietário, precisa ficar além do horário do trabalho? Há quanto tempo você não tira férias? Tudo isso influência dentro e fora da sua casa Lotérica. Portanto, ao analisar quais são as ferramentas que você e o que o seu negócio precisa, é preciso colocar tudo isso em uma balança.

Adaptação a um novo software de gestão para sua a casa Lotérica

Portanto, durante sua pesquisa para um novo software de gestão é fundamental questionar o tempo de implantação, como funciona o suporte e a facilidade do seu time em operar com o novo software. Isso tudo irá auxiliar para o sucesso do novo software e, consequentemente, da sua casa Lotérica.

Por fim, é preciso avaliar todas as vantagens de implantar um novo sistema de gestão e claro, a substituição de planilhas financeiras, por um software. Logo, ao implantar o seu software de gestão você estará investindo no seu negócio, otimizando a sua vida e dos seus funcionários. Além de tornar os seus dados financeiros mais seguros e confiáveis.

Deixe uma resposta