Gestão sindical: como manter atualizada?

gestão sindical

A tarefa de manter a gestão sindical atualizada e em ordem não é algo tão simples. O gestor precisa se preocupar com muitos detalhes, controlando as finanças da entidade, oferecendo benefícios aos associados e dando atenção às reivindicações dos trabalhadores.

Com a reforma trabalhista, muita coisa mudou pode para os sindicatos e, com algumas alterações adequadas, é possível garantir a melhor gestão sindical e o melhor atendimento aos associados:

  • Atenção aos associados na gestão sindical

O objetivo primordial do sindicato é representar os trabalhadores e, portanto, deve atender às necessidades de seus associados. A gestão sindical deve buscar meios para melhorar a vida de seus filiados, tanto na representação de sua categoria como na oferta de benefícios.

O sindicato pode fechar parceiras com empresas comerciais e de prestação de serviços, oferecendo descontos em compras, convênios e promoções para seus associados, fazendo com que os ainda não filiados se unam em torno da representação de sua categoria.

  • Planejamento estratégico da gestão sindical

O planejamento estratégico é uma ferramenta bastante comum nas empresas. Contudo, também pode ser muito útil na gestão sindical: o sindicato deve estabelecer os objetivos da categoria e buscar os meios para concretiza-los.

Com essas informações divulgadas entre os associados, haverá maior segurança e confiança por parte deles, o que irá aumentar o número de filiados. Além disso, o planejamento estratégico também possibilita estabelecer estratégias de crescimento da própria categoria.

  • Controle financeiro na gestão sindical

Um dos principais trabalhos na gestão sindical é o gerenciamento financeiro. Como se trata de uma entidade sem fins lucrativos, o sindicato deve ser transparente com relação à sua movimentação financeira.

O controle financeiro deve ser mantido sempre atualizado, com o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro. Com o controle correto das finanças, o próprio sindicato será fortalecido, além de evitar prejuízos futuros.

No controle financeiro é necessário implantar orçamentos para campanhas de marketing e estratégias voltadas para o crescimento da entidade, além de distribuir os recursos necessários para os objetivos do sindicato. Cada meta deve ser cumprida com os recursos advindos dos associados, devendo ter atenção principalmente na redução de custos, usando apenas o que existe para gastar.

  • Transparência na gestão sindical

Uma gestão sindical transparente oferece maior credibilidade ao sindicato. Os associados devem receber informações sobre tudo o que ocorre na entidade, inclusive com a prestação de contas e com o balanço financeiro.

O sindicato, como entidade sem fins lucrativos, depende do associado para sobreviver e ele, como associado deve ter todas as informações, seja através do site do sindicato, através de e-mails ou mesmo num mural instalado no próprio sindicato.

Além disso, é também necessário promover eventos onde os associados devem ser informados sobre todas as ações do sindicato, incluindo os filiados na tomada de decisões.

  • Tecnologia na gestão sindical

A tecnologia está presente em nossa vida para simplificar todas as atividades. O sindicato pode se aproveitar dessa tecnologia para favorecer a entidade.

Utilizando a tecnologia como meio de comunicação com os associados, o gestor sindical poderá automatizar diversos processos, fomentar parcerias e arregimentar novos filiados.

Para a gestão sindical também é importante manter um software específico, centralizando todas as informações e agilizando todas as atividades, melhorando consideravelmente a forma de atendimento dos associados e a administração como um todo.

O investimento em tecnologia vai possibilitar que o sindicato esteja convenientemente preparado para atender a todas as demandas da categoria que representa, resolvendo todos os problemas com mais agilidade.

Para que o sindicato possa se manter sólido e confiável para seus associados é necessário manter atenção às novas tendências de gestão sindical e evoluir sempre ao lado de seus associados.

Os comentários estão encerrados.