3 golpes comuns em lotéricas  | Blog DouraSoft

3 golpes comuns em lotéricas 

golpes-comuns-em-lotéricas

Casas lotéricas lidam com alto volume de dinheiro todos os dias. Logo, é comum que elas sejam alvo de pessoas más intencionadas. Portanto, é preciso que os donos de lotéricas fiquem atentos a esses possíveis golpes, tanto para saber como reagir, mas também para conseguir evitá-los.

Golpes mais comuns

A seguir serão listados três tipos de golpes para que você possa ficar atento à sua lotérica. 

1) Assaltos presenciais:

Esse tipo de assalto pode acontecer de diversas formas. O assaltante pode entrar na lotérica fingindo ser um cliente comum, mas depois anunciar o assalto; pode acontecer roubo do malote, em que o assaltante fica a espreita esperando o responsável pela função de levar o dinheiro para a Caixa Econômica Federal sair da lotérica, anunciando o assalto; outro golpe muito comum é quando o assaltante espera os funcionários abrirem ou fecharem a lotérica para realizar o roubo; e ainda o assaltante pode entrar na lotérica a noite a procura de dinheiro ou objetos de valor. 

As práticas mostradas acima são muito recorrentes e prejudicam muito a saúde financeira da empresa.

2) Assaltos por funcionários:

Essa forma de assalto não é muito frequente quanto a primeira, mas acontece – Infelizmente. Alguns funcionários podem estar na empresa de forma má intencionada, furtando dinheiro do caixa ou utilizando dados de clientes para aplicá-los algum golpe. Essa atitude pode manchar o nome de sua lotérica no mercado. Inclui aqui o recebimento de contas, e depois a realização de estornos quando o cliente vai embora, e ainda realizar saques quando clientes pedem apenas saldos.

3) Golpe por telefone:

Hoje em dia, golpes como esse são muito comuns de acontecer com empresas e também com pessoas comuns. Portanto, fique atento a ligações que pedem dados bancários ou que requerem depósitos em nome da Caixa Econômica Federal ou outros bancos, incluindo principalmente solicitações de teste em TFLs, pois a Caixa NUNCA realiza este tipo de operações.

Formas de prevenção 

Primeiramente, invista em segurança. Deixe o ambiente exterior e interior sempre bem iluminado, instale câmeras e alarmes e deixe recados claros e visíveis de que seu estabelecimento possui um sistema de segurança reforçado. Verifique se as portas e portões de sua lotérica são bem seguros e reforçados, troque os cadeados e fechaduras, caso alguma chave tenha sumido e não marque as chaves com o nome de sua lotérica. Recomenda-se que sempre que haja troca de funcionários, as fechaduras tenham seus segredos trocados, assim evita-se problemas.

Certifique-se de que não haja aberturas no telhado, claraboias e dutos de ar condicionado, e não ofereça nenhuma forma facilidade para assaltantes, como, por exemplo, vasos de plantas embaixo de janelas. 

Caso sua lotérica possua portas e janelas de vidro, coloque uma película escura e invista em um vidro resistente ou coloque grades. 

 Não deixe grande volume de valores em dinheiro na lotérica após o expediente e invista em seguranças ou carro forte para acompanhar você ao banco para realizar o depósito. Tranque todos os documentos e objetos de valor dentro de um cofre seguro.

Golpes podem ser prevenidos

Para prevenir furtos por parte dos próprios funcionários, instale câmeras nas cabines de caixa para estar sempre monitorando o trabalho deles e exija relatórios frequentes de suas atividades. 

Por fim, para evitar golpes por telefones, a melhor maneira é desconfiar de qualquer ligação que esteja relacionada a depósitos de valores desconhecidos e a compartilhamento de informações importantes. Antes de executar essas tarefas, entre em contato com seu banco e procure saber se a ligação foi realmente feita por eles. 

Deixe uma resposta