Impeachment é aprovado na câmara dos deputados – como ficam os lotéricos?

Impeachment é aprovado na câmara dos deputados

Domingo (17/04), o Brasil inteiro acompanhou a votação da Câmara dos Deputados que acabou aprovando o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Brasileiros acompanharam a votação pela TV, e pelas ruas de Brasília.

A aprovação da câmara dos deputados se deu por 367 votos a favor e 146 votos contra (incluindo abstenções e ausências).

O impeachment acontece quando algumas autoridades, líderes do país, praticam um crime de responsabilidade. As consequências podem ir muito além da perca do cargo desta autoridade.

 

O que é crime de responsabilidade?


Crime de responsabilidade é uma infração público-administrativa e no artigo 4° da Lei n° 1079/50 é especificado as hipóteses constitucionais deste crime.

Quais serão as consequências para a economia?


Vários economistas discutem como a economia será afetada se o impeachment realmente acontecer. Neste período em que se decide se a presidenta é condenada ou não, encontraremos um momento de crises.

Se realmente a presidenta Dilma for afastada, várias incertezas sobre a presidência do vice Michel Temer virão à tona. Entretanto, os investidores e economistas estão enxergando novas perspectivas para o país.

É importante lembrar que desde o início do ano a Bolsa subiu mais de 20% em reais e 38% em dólares, o real – por incrível que pareça- também se valorizou frente à moeda americana.

Às vésperas da votação, o mercado parecia muito animado com as mudanças que poderiam acontecer se o impeachment realmente for aprovado.

Nesse sentido, alguns analistas foram consultados pela BBC BRASIL, e disseram que parte deste otimismo em relação ao que pode acontecer com as mudanças no Brasil, vem do fator externo. “Há um cenário mais favorável para os emergentes em todo o mundo”, diz André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos. “A bolsa colombiana, por exemplo, também subiu 18% desde janeiro e a da Turquia, 19%.”

O impeachment foi aprovado com facilidade na câmara dos deputados porque todos acreditam que as mudanças vão ser positivas para a economia e tudo indica que será ainda mais fácil ser aprovada na Câmara dos Senadores.

 

Enquanto o impeachment não sai, o que fazer?


caixa-economica-federalAo contrário do que muitos pensam, esse não é um momento para ficar de braços cruzados. Investidores e empreendedores precisam arregaçar as mangas e começar a construir suas próprias oportunidades.

No caso dos lotéricos, haverá sim mudanças feitas pela CEF se o impeachment acontecer. É preciso ter fé que a situação dos lotéricos possa ser beneficiada. A classe precisa se unir ainda mais para que, se necessário, no momento certo, possa lutar por melhorias.

Se as casas lotéricas estimularem o mercado, mesmo com a crise, promovendo o trabalho e disponibilizando os serviços de sempre, só podemos esperar que o novo governo do Temer, se houver de fato o impeachment, veja com bons olhos essa classe.

As casas lotéricas são responsáveis por grande parte da movimentação econômica do país e também pela promoção de milhares de empregos. Em meio a esta crise, é preciso estar positivo, encontrar maneiras de movimentar ainda mais o fluxo de caixa e não deixar que esses tempos difíceis minem nossos empreendimentos.

O importante, é investir em marketing da sua lotérica, oferecer novos produtos – com o consentimento da Caixa – e continuar prestando serviços à população. Mesmo em meio da crise, é preciso manter o foco no bom atendimento. Isto, principalmente quando se tem um papel tão importante como o das casas lotéricas.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta