Liminar cai e Caixa poderá abrir nos próximos sábados por FGTS

Foram abertas 1.891 agências no ultimo sábado; atendimento é exclusivo para informações sobre cadastro de contas inativas do FGTS.

Liminar expedida no ultimo dia 17 pela Justiça de São Paulo e que proibia a Caixa Econômica Federal de obrigar seus funcionários a trabalharem aos sábados no âmbito do atendimento sobre as contas inativas do FGTS foi derrubada, conforme nota do banco ao Broadcast.

As agências abriram no ultimo sábado (18) pela primeira vez e reabrirão novamente nos primeiros sábados que sucederem os pagamentos dos recursos aos trabalhadores, conforme cronograma de saques divulgado pelo governo.

A liminar, expedida ontem pela juíza Ana Carolina Nogueira da Silva, da 52ª Vara do Trabalho de São Paulo, não impedia a abertura das agências, mas restringia o banco a obrigar os empregados a trabalhar no sábado.

“A Caixa esclarece que as agências bancárias estão abertas e atendendo exclusivamente os interessados em informações sobre contas inativas do FGTS. A liminar concedida ontem pela justiça de São Paulo foi derrubada”, destaca o banco, em nota.

Em São Paulo, na unidade da Av. Paulista, o movimento de interessados em obter informações sobre contras inativas do FGTS estava tranquilo na manhã deste sábado. Foram abertas, em todo o país, 1.891 agências, com 25.620 funcionários, no período das 9 horas e até às 15 horas.

O atendimento é exclusivo para informações e atualização de cadastro de contas inativas do FGTS.

Mais cedo, em entrevista ao Broadcast, o vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Arno Meyer, disse que os recursos que serão liberados no âmbito das contas inativas do FGTS podem contribuir para reduzir a inadimplência.

“O uso dos recursos é livre, mas é recomendável que o trabalhador quite dívidas mais caras como crédito rotativo, cheque especial”, afirmou ele.

Sobre a possível atração de recursos das contas inativas do FGTS, que começa a ser liberado no dia 10 de março, o vice-presidente da Caixa afirmou que o banco fará um esforço de captação tanto para a liquidação de dívidas como para investimentos. Ele não revelou eventual meta de montante a ser obtido pelo banco. Disse, porém, que a Caixa tem benefício em relação aos outros bancos por ser a instituição que faz a ponte entre o trabalhador e o FGTS.

Fonte: Exame.com

Deixe uma resposta