Você sabia que manter a limpeza da lotérica diariamente é fundamental? Muitos patrões não se atentam para esse fato. No entanto, manter um ambiente limpo e organizado interfere muito na produtividade dos funcionários. Quando as pessoas trabalham em um espaço bem arrumado e estruturado, elas se sentem mais confortáveis e conseguem produzir mais. Além do que, um ambiente limpo reduz os riscos de contaminação por bactérias que podem se acumular. Já pensou nisso?
Não são só os funcionários que são afetados com a falta de limpeza, mas os clientes também. Apresentar um ambiente sujo aos clientes pode reduzir o seu potencial de vendas. Com certeza seus clientes se sentirão mais à vontade em um local limpo.
Como otimizar a limpeza da Lotérica e quais são os benefícios
Alguns gestores não visualizam que manter o ambiente limpo, incluindo chão, mesas e banheiros, pode ajudar no bem-estar e no crescimento de sua lotérica. Diante disso, listaremos a seguir algumas vantagens proporcionadas pela limpeza constante do ambiente.
1) Aumento da produtividade
Limpeza está diretamente ligada à organização. Trabalhar em um ambiente sujo e desorganizado aumenta os níveis de estresse, o que não é nada produtivo para seus funcionários. Muitos fatores estão relacionados a isso, como lixeiras cheias, papéis espalhados e móveis amontoados. Tudo isso contribui para a desordem do local.
2) Maior retenção de talentos
Reter talentos em sua empresa diminui os gastos com processos seletivos e treinamentos. Se o funcionário trabalhar em um ambiente limpo, confortável e que proporcione bem-estar, ele não considerará sair da empresa. Ao reter funcionários, você estará tranquilo quanto a certeza de que eles conhecem bem sua visão e seu serviço.
3) Melhor conservação dos equipamentos e materiais
Manter equipamentos e materiais da lotérica sempre limpos pode ajudar muito na sua conservação. Se você os mantêm sempre mal cuidados e sujos, é certo que manutenções deverão acontecer em períodos mais curtos. Portanto, limpeza é sinônimo de economia.
4) Boa impressão dos clientes
Aquela famosa frase “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira quando se diz respeito a limpeza. Se seus clientes encontrarem um ambiente com falta de zelo, farão uma ligação direta com seu serviço. Portanto, manter o ambiente bem zelado fará com que seus clientes vejam com bons olhos os serviços da sua lotérica.
A participação da equipe é essencial
Você percebeu como é importante manter sua lotérica limpa e organizada. Mas como fazer essa limpeza? É essencial a participação do seu time, tanto das operadoras, como de quem supervisiona. Por isso, você pode contar com a participação do seu time, onde eles podem manter o ambiente em que eles trabalham, como suas mesas, organizadas e limpas. Dessa forma, todos estarão colaborando para garantir o bem-estar da empresa.
Terceirização do serviço de limpeza da lotérica
A princípio, terceirizar os serviços de limpeza é o ideal? A terceirização ocorre quando outra empresa é contratada para executar algum serviço que não está vinculado às atividades principais da empresa. Um exemplo disso são os serviços de limpeza.
Terceirizar a limpeza de sua lotérica ajudará a reduzir gastos, já que não será necessário gastar com direitos trabalhistas, processos seletivos e treinamentos. Além disso, contratando uma empresa especializada em limpeza você obterá um serviço profissionalizado, sabendo que serão utilizados os materiais e produtos corretos para a limpeza.
Mas, afinal, qual seria o horário correto para realizar a limpeza?
Não é bom deixar acumular serviço, pois é importante manter o ambiente sempre limpo. Ademais, evite que a equipe de limpeza venha à empresa em horário de funcionamento, pois isso poderá atrapalhar seus funcionários e trará uma imagem negativa aos seus clientes. Como resultado dê preferência aos horários fora do expediente, antes ou depois.