Quais Maneiras de Identificar Notas Falsas

Dinheiro é a coisa que a gente mais vê dentro de casa lotérica, mas até onde a gente conhece quais são os métodos de verificar se aquela nota é verdadeira ou até mesmo falsa? Como saber o que devemos fazer quando nós pegamos uma nota falsa na mão?

Quando nós mandamos essa nota pra Caixa o que realmente acontece? Fica comigo nesse vídeo que eu vou te mostrar como fazer isso e como você pode resolver esse tipo de situação que eu falei agora. Bora na tela comigo que eu vou começar a te mostrar quais são os principais detalhes que você pode ver.

Em primeiro lugar é importante você ter consciência quais são os padrões de confirmação de informações que você tem nas notas. Em cada uma delas contém no mínimo 6 indicadores de segurança que te ajudam cada vez mais a ter certeza e confiabilidade nas nossas notas de dinheiro.

Então a primeira informação que você precisa avaliar é que todas as nossas notas com tem marcas d’água, essas marcas d’água elas ficam na região central da nota e podem ser visualizadas principalmente quando você coloca ela contra a luz isso facilita com que você veja a informação.

Caso você tenha disponibilidade de ter na sua mesa no seu caixa uma lâmpada de fundo você vai conseguir visualizar isso de uma maneira muito mais simples e rápida, mas se você colocar ela pra cima você também vai conseguir ver isso com facilidade. Isso não é tão simples para a quantidade de notas que nós trabalhamos no dia a dia, ainda assim é uma grande vantagem que você tem a seu favor.

Quando você coloca a nota contra a luz você verá a figura do animal e o número do valor da nota em tons que podem variar do claro ao escuro.

Acesse aqui o site do Banco Central na área de verificação das cédulas.

A segunda questão que você tem dentro das nossas notas de real são as faixas que é considerado o chamado de fio de segurança, esse filme é um filme que fica invisível normalmente no escuro mas que você tem mais facilidade para ver quando tem claridade, ou seja, é um fio que passará no meio da nota que você estará em mãos. Se você reparar bem esse fio só estará presente nas células de 10, 20 e 50 e 100 reais.

Algumas notas podem estar sem esse fio porque algumas pessoas tiram da nota. Ainda assim a nota tem qualidade porém fica mais difícil de identificar se ela é verdadeira ou não.

Outra coisa que você pode avaliar dentro das notas é a questão de relevo tanto pelo tato que você sente na sua mão como também algumas áreas específicas da nota, por exemplo na frente da nota por você percebe que tenha legenda “República Federativa do Brasil”.

Já nas laterais, os números indicativos do valor da nota também estão em relevo. Se você observar por exemplo os indicativos de nota como por exemplo mais de 10 e 20 reais, somente um número inferior do lado esquerdo é que vai aparecer esse relevo você poderá sentir. Já nas notas de 20 50 e 100 você pode sentir esse relevo também no verso ali onde está escrito “Banco Central do Brasil”.

Um outro indicador que demonstra que a nota é verdadeira é o quebra cabeças que é montado quando você coloca ela contra a luz, se você observar ele vai estar formando esse número quando você coloca contra luz que formará um conjunto, seja de 25, 10, ou até mesmo de 50 e 100 reais.

Uma outra coisa que você pode fazer é uma das mais conhecidas pela maior quantidade de pessoas é quando você descobre um número escondido quando você coloca a nota na altura dos seus olhos e na posição horizontal em um lugar com bastante luz. Você vai perceber ao manipular a nota ao girar a nota que vai aparecer o valor na zona indicada, tanto das notas de 2, 5, 10, 20, 50 e até mesmo de r$100. E você consegue ver isso tanto na frente, como também no verso, você pode ver essas indicações.

Você também consegue descobrir outros elementos fluorescentes que vão aparecer caso você utilize luz ultravioleta e normalmente essa é consegue trazer mais e maior segurança nessa verificação, pois dificilmente alguém vai conseguir fazer esse tipo de manipulação na nota e falsificá-la.

O número do valor da nota vai aparecer na frente da área indicada como você pode ver na imagem que estou mostrando. A numeração da série vermelha vai ficar mais amarelada e também pequenos fios vão se tornar na cor lilás muito mais claros na nota que você está em mãos.

Todas essas informações que eu passei estão contidas nas nossas notas e ainda que apareçam novas famílias no futuro, você terá com certeza a maior parte dessas percepções de verificação.

Se você também observar o número do valor que representa que normalmente fica ao lado direito na parte superior frontal da nota ela tem um certo brilhantismo nela que vai mudar de acordo com um giro que você dá nessa nota, então basta você rolar a nota que você perceberá essa variação na própria nota subindo e descendo conforme você mexe. Além dessas você pode observar tanto nas notas de 50 e 100 reais faixas holográficas que apareceram, principalmente ao lado esquerdo da nota na parte frontal delas,

Toda essa tecnologia foi feita pra você pra poder cada vez de trazer mais segurança, Se você quiser você pode ter outras informações a respeito das notas de como fazer essas verificações você pode ter tudo isso dentro diretamente do portal do Banco Central.

Inclusive, existe um aplicativo que vou deixar o link aqui pra você poder baixar no seu celular e poder ter mais facilidade para poder fazer essas detecções, afinal com o aplicativo você pode simplesmente direcionar e ter mais certeza das informações que eu estou te passando neste momento.

Link para o aplicativo: Dinheiro Brasileiro

Se chegar uma nota falsa na casa lotérica você tem responsabilidade legal de reter essa nota, em algumas lotéricas para poder evitar conflito eles acabam devolvendo essa nota para o cliente, mas sabe o que pode acontecer se você fizer isso? O cliente pode dizer que foi você que entregou a nota falsa pra ele porque você trocou isso dentro da lotérica e aí o problema pode ser bem maior.

Outra dica que eu tenho para te dar para que você saiba o que acontece se você mandar essa nota para a Caixa Econômica Federal Ela vai ter a responsabilidade de recolher essa nota, emitir uma guia te entregar, pra que você tenha ciência que essa nota falsa será enviada diretamente para o banco central.

Se por ventura você enviar essa nota dentro de um malote seu, você tem todo o direito de pedir a gravação da nota que está sendo detectado como falso na contagem que está sendo feita na retaguarda da Caixa Econômica Federal.

Alguns lotéricos também podem querer pedir mais informações e também pedir a confirmação do Banco Central a respeito disso e tudo isso é legal, e é seu direito como empresário e como cidadão ao passar uma nota para a Caixa ter esse documento assinado que a Caixa Econômica vai te enviar imediatamente ao detectar uma nota falsa.

Espero que eu tenha ajudado com essas dicas!

Aproveita e já e se inscreve para poder receber notificações toda a semana através da nossa lista VIP nesse telefone que está aparecendo aqui embaixo você pode clicar no link que está na descrição ou enviar a palavra vip pra mim nesse número que nós vamos inserir numa lista vip para poder receber informações toda semana.

 

Um abraço Sucessos e Produtividade!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta