fbpx

Mão de obra em acordo com as necessidades

Mão de obraFuncionários a mais ou a menos na lotérica podem gerar prejuízos. Excesso de mão de obra é excesso de custos e baseado na demanda e nos turnos da lotérica é que você vai decidir a quantidade exata de funcionários que você precisa para sua lotérica, até mesmo para não  afetar as finanças da empresa.

Assim sendo, decidir a quantidade certa não é somente quando você abre o seu negocio, mas dependendo da fase em que sua empresa se encontra, é necessário repensar se essa quantidade é ideal para a demanda que você está entregando. Ou se está a mais ou a menos. Um dos fatores mais importantes é a mão de obra, pois seus empregados são peças fundamentais no sucesso da sua empresa, e é primordial você manter a quantidade ideal para não gerar prejuízo e ter a quantidade de funcionários que seu empreendimento precise.

A carência de mão de obra qualificada, influência em contratações extras, tendo um maior custo e prejudicando sua prestação de serviço, e ter funcionários trabalhando em seu estabelecimento não é somente salários e sim todos os direitos regulamentados na CLT.

Por isso, é essencial um cuidado muito grande ao contratar, principalmente para lotéricas que estão começando. Para minimizar todo esse custo, é preciso evitar ao máximo ter mais funcionários do que sua  lotérica precisa para não ter despesas desnecessárias.

 

Como definir a quantidade certa de mão de obra

Mão de obraA quantidade de funcionários esta relacionada ao porte de sua empresa e no nível de capacidade de prestação de serviço que ela deseja ter, durante o horário de funcionamento da lotérica e na fase que ela se encontra.

Portanto, não existe uma regra geral, cada lotérica tem característica diferente. Se sua lotérica for pequena ter muitos funcionários pode ficar muito caro pra você manter. Sobrecarregar a equipe seja nas vendas, nos atendimento ou até mesmo na carga horária, também pode gerar custo alto e horas extras.

Primeiro passo é definir qual será o horário de atendimento da sua lotérica, o volume de operações que terá  e criar um plano de negócio com as previsões. Para aí sim saber o número de funcionários necessários para manter essa atividade. A quantidade de TFL, também influencia. Pois TFL fechado, o resultado é  prejuízo.

 

Redução dos gastos

Caso defina trabalhar com turnos de 6 horas diários, a quantidade de funcionário deverá ser maior para suprir o atendimento. Além disso, também deve manter a produtividade da lotérica. Se forem 8 horas como acontece na maioria das lotéricas a quantidade será menor. Mas o investimento em mão de obra e capacitação independente deverá fazer parte da rotina independente dos turnos.

Pois não importa a quantidade de funcionários, seus colaboradores devem estar bem capacitados ao seu negócio.  Para que as horas extras não estejam incluídas na rotina, e sim de forma esporádicas.

Além disso, estabeleça a quantidade de funcionários exata que sua empresa precisa, tendo sempre como meta entregar um bom serviço aos seus consumidores.

Mão de obra

Logo, usar melhor os recursos que a sua lotérica tem, significa ser mais competitivo. E você pode aproveitar e controlar seus custos com mão de obra, é a maneira mais eficaz de se conseguir isso.  Mas lembre-se: essa economia não fará sentido se a qualidade do seu produto ficar comprometida.

Estabeleça a quantidade de mão de obra exata que sua empresa precisa. Tendo sempre como meta entregar um bom serviço aos seus consumidores.

 

O que significa

O que queremos dizer com tudo isso? Simples: a gestão de pessoas é uma gestão correta do capital humano e é fundamental para garantir o sucesso de qualquer negócio. Pois pouco adianta que os processos estejam todos alinhados se as equipes não estiverem bem distribuídas. Também se as pessoas certas estiverem nos lugares errados, ou se estiver faltando ou sobrando mão de obra profissionais.

Por isso, é importante que os gestores, sejam o próprio lotérico ou outro nomeado estejam bem alinhados. E contenha uma comunicação eficiente para garantir uma tomada de decisão rápida. Evitando aquele  conceito de que “todos são responsáveis por tudo”.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta