Mapas mentais para empreendedores

Você já utilizou mapas mentais?

Não? Conhece essa ferramenta incrível que são os mapas mentais? Fique tranquilo que todos esses pontos serão esclarecidos ao longo do texto. Conte conosco e com o nosso material para te auxiliar a desenvolver mapas mentais e entender como utilizar essa ferramenta da forma mais concisa possível.

Mapa mental é uma ferramenta que tem como objetivo organizar, memorizar ou analisar um conteúdo específico. Sua estrutura foi pensada para facilitar o aprendizado e a organização das informações. Portanto, o mapa mental já está em uso também por outros processos. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo inglês Tony Buzan. O maior diferencial desta ferramenta é que ela permite organizar suas informações em harmonia com seus processos cognitivos.

Isso quer dizer que os mapas mentais dispõem de conteúdos da mesma maneira que é compreendido pelo nosso cérebro, fortalecendo assim as nossas sinapses neurais. Ou seja, isso faz com que se torne muito fácil memorizar e compreender dessa forma. Para que a ferramenta seja funcional ela conta com vários recursos, como cores, símbolos e uma estrutura baseada em ramificações. Associando uma informação a outra, podemos recordá-las com uma maior facilidade.

 

E não para por aí a ideia dos mapas mentais …

A ideia é fazer que as nossas sinapses neurais, que trazem memórias à tona, façam isso com uma facilidade maior. Quando você pensa na palavra “caneta”, o seu cérebro traz à tona memórias, emoções e conhecimentos que liguem a ela. Além disso, os recursos gráficos dos mapas mentais servem para ativar diferentes partes do cérebro, fornecendo mais opções para acionar a memória.

Os mapas mentais são uma ótima ferramenta para vários cenários, eles são especialmente úteis para associações e a criatividades. Ou seja, a ferramenta nos possibilidade aguçar o nosso lado criativo e também permite que o nosso cérebro faça associações de informações.

 

Quais aplicações podem ser feitas com mapas mentais?

A princípio, os mapas mentais podem ser aplicados em várias áreas, mas quem vai definir isso é você. De acordo com a sua necessidade, você determinará a finalidade da criação de um mapa mental. Algumas situações onde o mapa mental pode ser útil:

  • Memorização; 
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Solução de problemas;
  • Planejamento;
  • Estruturação de projetos.

Em qualquer atividade os mapas podem ser usados. Outras aplicações em que se pode usar os mapas mentais por exemplo são: fazer anotações em sala de aulas, memorizar palestras, diagnosticar a causa de um problema e até mesmo encontrar uma solução para eles. Mas essas são apenas algumas das muitas finalidades em que se pode utilizar um mapa mental.

 

Mas como fazer um mapa mental? 

Siga esses passos simples e você conseguirá formar sem grande dificuldade o seu primeiro mapa mental. No início pode parecer muito difícil, mas com o tempo se tornará um hábito simples e rápido, é preciso apenas praticar.

  • Defina um Título;
  • Comece a fazer algumas ramificações;
  • Ramificações seguintes;  
  • Escolha os símbolos;
  • Revisões e Edições.

 

Ah, mas eu não tenho tempo para elaborar meu próprio mapa

Tudo bem, existem outras formas de fazer isso. Atualmente existem vários aplicativos ótimos para produzir um mapa mental, o mais bacana é que eles já contam com tutoriais próprios que vão te auxiliar por todo o percurso. Alguns aplicativos que recomendamos:

  • MindMeister – É um site que disponibiliza planos gratuitos e pagos para a criação, armazenamento e compartilhamento de mapas mentais.
  • MindNode – É um programa para MAC OS e IOs gratuito. Ele possui funcionalidades parecidas com o MindMeister.
  • Free Mind – Gratuito, simples e objetivo, é um software para mentais que possui versões para Windows, MAC OS e Linux. 

Esses são apenas alguns aplicativos que você pode utilizar, mas existem vários.

 

E as Vantagens…

Existem várias vantagens ao produzir um mapa mental, como por exemplo, maior flexibilidade, facilidade para lembrar e organizar, melhor visualização, recursos gráficos, instintivos, explicativos e colaborativos. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da criação de mapas mentais. Além de ativar diversos recursos em seu cérebro, os mapas mentais podem ser criados em grupo ou individualmente. Este não é um produto linear, portanto você pode revisá-lo e modificá-lo conforme necessário.

 

Bom …

Como resultado, esperamos que essas informações possam te ajudar a começar a produzir o seu primeiro mapa mental, e que aos poucos você vá se aprimorando e elaborando mapas mais robustos. Não se preocupe, o início pode parecer desgastante, repetitivo e sem resultados aparentes. Mas ao fim, você perceberá que valerá a pena. Conte conosco nessa empreitada.

 

Um abraço, Sucessos e Produtividade!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos