Métricas SaaS: os principais indicadores para a sua empresa

metricas saas

O SaaS (Software as a Service) é uma modalidade de negócio que tem ficado muito famosa atualmente. Toda essa fama tem sido por causa das diretrizes e processos bem elaborados, com as prinicpais métricas de SaaS pensadas estrategicamente e de acordo com o modelo da empresa.

Se você não conhece muito sobre o assunto, mas sente a necessidade de entender mais sobre as métricas SaaS, continue lendo para aprender da melhor forma como elas funcionam e os principais indicadores.

O que são as métricas SaaS e como elas funcionam?

Como já dito acima, o SaaS (Software as a Service) é um tipo de negócio bastante famoso que tem auxiliado diversas empresas por sua excelente métricas.

As métricas SaaS são indicadores e KPIs importantes que acompanham as metas, objetivos, performances e tarefas de uma empresa. Sendo assim, as métricas são como termômetros que medem a execução das atividades e tarefas dentro de um negócio.

Como os produtos do SaaS são totalmente tecnológicos, as métricas, na maioria das vezes, são bastante claras e desenvolvidas para que todos da equipe saibam o que está sendo acompanhado e o que é necessário fazer ou mudar para melhorar o desempenho.

Para isso, separamos abaixo algumas das principais métricas SaaS utilizadas em várias empresas. Vamos conhecer?

As principais métricas SaaS para o seu negócio

Para conseguir criar um sistema de métricas eficiente, é essencial conhecer os principais indicadores. Por isso, nós te explicaremos um pouco sobre cada um deles. Veja abaixo:

Receita Mensal Média por Cliente

A Receita Mensal Média por Cliente é um custo médio gerado para cada conta. Essa taxa auxilia na identificação de qual serviço ou produto produz mais ou menos receitas. Com esses dados, é possível compreender melhor os insights sobre cada tipo de serviço ofertado.

Para fazer o cálculo da ARPA (Receita Mensal Média por Cliente), é necessário apenas identificar o valor de todas as receitas e dividir pelo número total de clientes.

Lead Velocity Rate 

Esse indicador mede todo o progresso e a velocidade dos leads gerados por meio de comparações para descobrir a diferença entre os períodos e se ocorreram aumentos ou diminuição.

A Lead Velocity Rate é uma excelente métrica SaaS para acompanhar todas as equipes da empresa e ela ajuda a gerar insights sobre ações corretas e as que precisam ser retiradas do processo de trabalho.

Para calcular essa métrica, é bem simples. Basta encontrar as diferenças entre os leads entre os períodos desejados, dividir o valor pela quantidade de leads gerados e, após o resultado, multiplicar por 100.

Lead Conversion Rate

A Lead Conversion Rate é tão importante quanto a geração de leads. Essa métrica é uma porcentagem de pessoas que chegam até o seu negócio ou serviço e, tornam-se leads.

Mas existe uma taxa ideal? Não é possível definir um número certo, mas quanto maior, melhor é para os negócios das empresas. Nessa taxa, é necessário compreender cada tipo de serviço para conseguir defini-la. Não é complicado calculá-la.

Para fazer o cálculo, você vai precisar pegar os valores de novos usuários no período desejado, a quantidade de leads e dividir um pelo o outro. Após isso, pegue o resultado final e multiplique por 100.

Vale lembrar que, esse número precisa ser atualizado com frequência para poder acompanhar corretamente as melhorias e baixas na empresa.

Receita Mensal Recorrente

Essa métrica informa o valor mensal recebido por negócios em relação aos pagamentos de assinaturas. Como o MRR (Receita Mensal Recorrente) é totalmente baseado nessas assinaturas, ele é uma das principais chaves para os SaaS.

O cálculo do MRR é bem simples, é necessário pegar a quantidade de clientes e multiplicar pelo valor pago por eles todos os meses.

Faturamento Recorrente Anual

A métrica do Faturamento Recorrente Anual ou ARR é bem parecida com a MRR, mas é um tipo de métrica feita anualmente e exige maior cuidado e atenção com todos os dados coletados. A ARR também é uma excelente opção para empresas que ofertam planos anuais de serviços e produtos.

Para poder calcular o ARR, basta coletar o valor médio do MRR (Receita Mensal Recorrente) e multiplicar por 12.

Índices de Cancelamento

A Churn Rate ou índice de cancelamento é uma métrica muito usada para definir quantos clientes um negócio perdeu em receitas e deve ser feita com muita atenção. Geralmente, a taxa da métrica Churn Rate costuma ser um pouco mais elevada que outras.

Para calcular essa taxa, basta definir o período e dividir pelo número de clientes perdidos durante o intervalo. É bem simples.

Custo de Aquisição do Cliente

O Custo de Aquisição do Cliente é uma métrica muito usada para avaliar os investimentos em Vendas e Marketing para alcançar novos clientes. Todos sabemos que é preciso investir na fidelização de clientes, mas tudo deve ser feito de forma balanceada para evitar prejuízos altos e garantir a saúde financeira do negócio.

Geralmente, o Custo de Aquisição do Cliente é medido em Reais, pois é um investimento financeiro feito pelas empresas. Nessa métrica, é essencial que o negócio saiba quais foram todos os valores investidos para atrair os clientes.

Como nós podemos te ajudar? 

Que tal contar com uma parceria que pode te ajudar a entender e utilizar as melhores métricas SaaS para aumentar as vendas do seu negócio? A DouraSoft Assinaturas é perfeita para você!

Na DouraSoft Assinaturas, você encontra um analytics de verdade para a sua empresa com as principais métricas SaaS. Nós disponibilizamos relatórios customizados de acordo com a sua necessidade. Você também pode acompanhar bem de perto os indicadores do estoque, caixas, despesas, receitas e muito mais!

E não para por aí! A DouraSoft Assinatura também oferece opções como integrações, assinaturas, recorrência, automação financeira e tudo mais que sua empresa precisa para crescer e se destacar no mercado. São diversas funcionalidades para o seu negócio!

O que está esperando? Venha transformar a realidade da sua empresa com a DouraSoft Assinaturas!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos