Missão, Visão e Valores. Quem nunca ouviu essas palavras, não é mesmo? Geralmente ouvimos sobre elas ligadas ao mundo empresarial, mas no fim das contas, elas são importantes? Com certeza, definir esses 3 conceitos vão fazer com que o seu empreendimento ganhe corpo, rosto e força porque você terá a coluna dele bem definida, fazendo com que, de acordo com esses princípios, você conquiste o seu espaço.
Mas o que são Missão, Visão e Valores? São conceitos estratégicos de gestão de empresas. Formam o corpo do planejamento de um negócio e servem como um indicador de busca por resultados. Portanto, se você planeja tornar-se um empresário, ou já é, mas ainda não definiu esses conceitos. Precisa entender e aplicar eles porque são fundamentais. Além disso, o nome pode soar distante para o mercado Lotérico, mas confie em nós, não é. Isso se adere a qualquer mercado e gera resultado a qualquer ramo.
Missão, Visão e Valores se encaixam em qualquer empresa…
A Princípio, o Guia Missão, visão e valores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conceituou que essas ideias servem para qualquer ramo e se aderem independente do porte da empresa. Portanto, de forma simples, podemos dizer que missão, visão e valores são um conjunto de ideias que ajudam a definir estratégias de uma empresa para que seus objetivos sejam alcançados.
Mas na sua casa Lotérica você já tem esses conceitos claros e definidos? Ainda não? Bom, vamos te dar algumas dicas de como conceituar e colocar em prática.
Missão
- Defina antes de tudo qual o principal benefício que a sua empresa leva ao seu público-alvo. Conceitue também qual o principal diferencial – vantagem – competitiva que diferencia a sua Lotérica das demais.
- Veja se há algum interesse especial que deveria estar na missão da empresa. Ou se o interesse seria uma consequência do sucesso do negócio.
- Elabore uma frase curta que vá definir o benefício, a vantagem competitiva e também o interesse do empreendedor. Depois, valide com seus funcionários da Lotérica se essa frase cobre totalmente o interesse da sua empresa e está de acordo com o que vocês têm empregado.
Visão
- Defina um período de 3 a 5 anos de como espera que a sua Lotérica esteja. Por exemplo – Espero que em 5 anos a minha Lotérica seja referência na região na compra de jogos – esse é um ponto interessante na sua missão, tornar a sua Lotérica referência em um objetivo específico.
- Logo, com base na sua resposta acima, é possível encontrar algum indicador ou metas numéricas que tornem possível você medir essa evolução ao longo do tempo planejado. No exemplo acima podemos utilizar a quantidade de jogos/mês ou jogos/ano – e com base nesses números bolar estratégias para alcançar a nossa missão.
- Por fim, formule uma declaração em que ficará claro o(s) objetivo(s) que a sua Lotérica irá atingir durante o tempo determinado. Depois, valide com os seus funcionários, gerentes e todas as pessoas que interessem no negócio, questione se ela poderia ser a Visão de futuro da empresa.
Valores
- Um questionamento bacana de se fazer é – Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada? Por exemplo, a sua Lotérica pode sim ter um forte elo com ações Sociais e buscar fazer a diferença.
- Após fazer a listagem dos tópicos de valores pelos quais vocês gostaria que a sua casa Lotérica atuasse, veja se elas podem servir ao seu modelo de negócio? Caso não refaça a sua lista.
Uma dica que pode te ajudar a definir a Missão, Visão e Valores da sua empresa …
É a análise das empresas que você admira. Existem casas Lotéricas que você reconhece o valor? Então analise elas e encontre aquilo que as diferencia das demais. Torne-se isso uma missão, definir o seu diferencial e isso facilitará e muito a sua busca por definição.
Portanto, esperamos que essas dicas possam te ajudar a formular a Missão, Visão e Valores da sua empresa. Até para que isso seja feito de forma objetiva e constante dentro da sua casa Lotérica. Dessa forma, como diz um dos maiores especialistas no setor de empreendedorismo do mundo, Guy Kawasaki, que, mais do que uma missão, as organizações precisam de um mantra. Uma mensagem simples que guie a existência da empresa. Muitas empresas têm concordado com essa posição e definido suas missões e visões quase como slogans.
Abraços. Sucesso e Produtividade,
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL