3 modelos de gestão ideais para casas lotéricas

modelos de gestão

A qualidade dos serviços lotéricos depende do modelo de gestão que é adotado pelo empresário. Afinal, a gestão organizacional permite que a tomada de decisões seja melhor definida e ágil.

E por que ter um modelo de gestão na lotérica? Bem, quando definido de maneira clara, os gestores e colaboradores da lotérica sabem como agir e o que esperar de seus parceiros. Isso melhora a comunicação e a eficiência em geral.

Porém, não há apenas um modelo de gestão. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja quais são as opções ideais!

O que é e por que ter um modelo de gestão na sua lotérica?

“Boa gestão é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos vão querer trabalhar e lidar com eles.” (Paul Hawken)

A gestão se trata do conjunto de ações e estratégias que melhoram o fluxo de trabalho dos funcionários na lotérica. Em geral, se refere à gestão de processos e gestão de pessoas, dois dos ativos mais importantes no estabelecimento.

Seu papel é organizar os processos e os funcionários para trabalharem num fluxo constante e até mesmo automático. Dessa forma, todos os serviços prestados na casa lotérica funcionam de maneira mais ágil e prática.

Por que ter um modelo de gestão na casa lotérica?

A presença de um sistema de gestão oferece maior direcionamento para os funcionários, que entendem como os processos devem ocorrer. O serviço de excelência é padronizado, tendo uma coordenação eficiente em toda a lotérica.

Como consequência, o sistema de gestão facilita a comunicação entre os funcionários, principalmente para a resolução de problemas internos. Basicamente, o modelo de gestão traz definições que melhoram a tomada de decisões.

Quais são os 3 modelos de gestão ideais?

Para ser um modelo de gestão, é necessário que o conjunto de ações ofereça um modo da lotérica ou gestor administrar os seus recursos. Porém, é necessário levar em conta as especificidades do sistema lotérico para definir um modelo de gestão ideal.

Para lhe ajudar, aqui vão os modelos de gestão organizacional ideais para a sua casa lotérica!

Gestão com foco em resultados

Nesse modelo de gestão organizacional, os gestores/diretores e os operadores de caixa listam as metas a serem alcançadas. A partir delas, são distribuídas as responsabilidades entre todos, que acompanham os resultados constantemente.

Aqui, a liderança deve ter um papel mais participativo, considerando que as metas são divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional. Elas são metas de curto, médio e longo prazo, devendo ser coordenadas por uma liderança.

Gestão com foco em processos

A gestão com foco em processos apresenta diretrizes bem definidas, utilizando o sistema Kaizen. O Kaizen se trata de uma estratégia que promove a redução de custos e o aumento da produtividade focando no trabalho coletivo.

Segundo o sistema, o desperdício deve ser eliminado através de melhorias graduais e contínuas e todos os colaboradores devem ser envolvidos na casa lotérica. Além disso, se apoia na gestão visual, existindo total transparência dos:

  • Valores
  • Processos
  • Procedimentos

Gestão participativa

Na gestão participativa, todos os colaboradores são envolvidos na tomada de decisões. Em relação a outros modelos, ela não se concentra nas figuras de liderança, sendo um formato mais aberto de gerenciamento.

Para existir, é necessário que as figuras de liderança, como gestores e diretores das lotéricas, cultivem um bom relacionamento com os operadores de caixa. Duas coisas são importantes nessa relação: comunicação aberta e transparência.

Por isso é recomendado que os funcionários da lotérica sejam tão bem qualificados quanto os seus gestores. Dessa forma, as lideranças podem se preocupar apenas com as suas funções.

Conclusão

Parece clichê, mas não acredito em conclusão para este tema. Para um modelo de gestão escolhido ter sucesso em sua aplicação na lotérica, é necessário informatizá-lo. Os modelos de gestão são favorecidos ao contar com um software acessível para os colaboradores da casa lotérica.

O software com um modelo de gestão deve ser intuitivo e fácil de utilizar, de forma que realmente aprimore o seu negócio. Dessa forma, os processos ocorrerão num fluxo muito mais dinâmico para a lotérica!

Conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos