Antes de tudo, saiba que os funcionários fazem parte de qualquer empresa. O bom serviço feito por eles traz elogios ou críticas negativas vindas dos clientes. Por isso, a importância do colaborador é muito grande e cabe ao proprietário do negócio buscar meios de manter esse funcionário sempre ativo e animado para produzir um bom atendimento e um bom serviço para o cliente.
Motivar seus funcionários é o primeiro passo
Logo, sabemos que todo ser humano está suscetível ao desânimo, e o servidor não está imune a isso também. Portanto, visto que a qualidade da empresa está intimamente ligada aos seus trabalhadores, segue abaixo algumas dicas para manter seus funcionários bem motivados.
1) Reconheça o potencial de seus funcionários.
Entretanto, é frustrante empenhar-se em um trabalho para no fim não ser reconhecido ou ter seu esforço menosprezado. Portanto, funcionários tendem a chegar na empresa muito empenhados em efetuar um bom serviço para mostrar que são úteis para a empresa. Parte desse empenho tem como objetivo ser percebido pelo chefe. Quando esse desempenho não é contemplado e ignorado muitas vezes, pode acabar desanimando o trabalhador, que se cansará de fazer um trabalho bem feito e começará a ter uma baixa no seu desempenho dentro do local de trabalho. Tudo isso é muito prejudicial para a empresa.
Promova treinamentos para motivar seus funcionários.
O ser humano está sempre em estado de evolução. Uma ótima maneira da empresa manter um funcionário animado é dando a ele treinamentos que aprimorem seu modo de servir dentro do local de trabalho. Oferecendo aos seus colaboradores uma nova visão sobre sua contribuição na empresa e novos modos dele trabalhar, de maneira a entregar um serviço melhor. Fazendo isso, você estará investindo em seu funcionário e na sua empresa também, consequentemente.
1) Dê Feedbacks aos seus funcionários.
A presença do chefe é algo muito importante para os funcionários. Eles seguem seu personagem com um perfil autoritário. Visto por esse lado, uma maneira eficiente de preservar os ânimos de seus colaboradores é dando a eles Feedbacks sobre seus serviços. Vale aqui uma observação: estamos falando de qualquer tipo de Feedback.
É comum optarmos por não dizer em que as pessoas erram por medo de que elas se magoem. Mas um proprietário deve dar Feedbacks positivos e negativos aos seus funcionários. Acredite, isso realmente dá certo. Os seus colaboradores têm respeito por você, e quando você é claro no que quer deles e está disposto a mostrar para eles o que eles não estão acertando, eles lhe respeitarão ainda mais. Em consequência, o ânimo deles será aumentado e seu desempenho na empresa irá subir também.
2) Procure entender seus funcionários.
A princípio, uma das causas mais comuns de desânimo dentro de uma empresa é a falta de realização. Muitos trabalhadores estão infelizes com o modo como levam sua vida. Por isso, dependendo de como está a saúde mental de seu funcionário, pode ocorrer que os três passos anteriores não sejam o suficiente para animá-lo. Nesse caso, seja observador e compreensivo com seu colaborador. Indique a ele um tratamento com um profissional da saúde que possa ajudá-lo, caso necessário. Além de ajudá-lo, ele se sentirá especial por ter um líder que se importa com ele e procura meios de o entender.
3) Definir metas é fundamental para motivar seus funcionários
Além disso, quando metas são alcançadas, fornecem uma sensação de satisfação muito grande. Pensando nisso, a dica 3 traz esse conselho. Desenvolva com seus colaboradores algumas metas e estipule um tempo para que elas sejam alcançadas. Por isso, deixe bem claro para eles quais serão os benefícios que receberão com o cumprimento dessa meta. Uma vez planejado e definido o objetivo, o ritmo de trabalho será diferente porque o foco estará em atingir o objetivo traçado para eles.
Como resultado, lembre-se sempre de colocar em práticas todos esses pontos apresentados para que seus funcionários estejam sempre motivados, melhorando os serviços da sua lotérica.