Novembro azul

novembro azul

A DouraSoft é uma empresa de sistemas de gestão empresarial para lotéricos. Temos princípios que vão além da tecnologia, respeitamos a vida e ser humano. Por isso, apoiamos campanhas como o novembro azul.

Nesse mês acontece uma campanha preventiva em prol da conscientização da prevenção e do tratamento de doenças relacionadas aos homens, em especial o câncer de próstata. O movimento teve início na Austrália, 2003, em detrimento ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado anualmente no dia 17 de novembro.

Igualmente ao outubro rosa, o novembro azul se espalhou pelo mundo, sendo agraciado por diversas entidades que promovem inúmeras campanhas em prol da conscientização dos homens a respeito das suas doenças.

Mais do que uma iniciativa, o Novembro Azul é uma necessidade!

Possuindo o bigode e o laço azul como símbolos de suas campanhas, o novembro azul é uma iniciativa mais do que necessária para alertar os homens sobre os perigos do câncer de próstata. Estimasse que mais de 13 mil homens morreram em detrimento da doença no Brasil em 2011, é basicamente um óbito a cada 40 minutos!

Diferente das mulheres, os homens são mais relutantes em cuidar da própria saúde, em especial comparecer ao médico para exames regulares. Em 2014 aproximadamente 50% dos homens não compareceram ao urologista, os números são extremamente alarmantes, pois a maioria dos tipos de câncer, incluso o de próstata, podem ser tratados e curados quando descobertos em seu estágio inicial.

Outro agravante é o padrão patriarcal que moldou a sociedade atual. Um homem precisa ser um homem, por isso o mesmo não pode fazer nada que desrespeite sua masculinidade. As campanhas do novembro azul servem para combater essa linha de pensamento retrógrada. A principal maneira de identificar o câncer de próstata é através do exame de toque feito através do anus, que é um procedimento médico repudiado pelos rapazes.

Conscientizar as pessoas de que uma linha de pensamento datada de séculos passados não é mais importante do que suas vidas é o maior desafio do novembro azul, por isso o mesmo é uma necessidade constante na sociedade.

Características do câncer de próstata

Separamos para você algumas informações importantes que devem ser priorizadas no Novembro Azul:

O exame de toque:

O exame de toque deve ser feito uma vez ao ano a partir dos 50 anos. Para afrodescendentes e pessoas com histórico de câncer de próstata na família o exame é indicado aos 45 anos.

PSA:

O PSA é um exame sanguíneo utilizado para detectar o câncer de próstata, mas os resultados são apenas efetivos para 10 a 20% das variações da doença, por isso o exame de toque é importante, o PSA é apenas um complemento.

Detecção precoce:

95% das pessoas que detectaram o câncer em seu estado inicial sobreviveram a doença.

Sintomas:

Não existe sintomas no estado inicia, por isso os exames são requisitados. Em casos avançados é normal ter insuficiência renal, dores fortes, necessidade constante de urinar, dor óssea, dentre outros sintomas.

Tipos de tratamento:

O tratamento mais comum é a cirurgia de remoção da próstata, mas o paciente também está sujeito a radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, terapia alvo e vacinação.

Novembro azul:

O novembro azul é a principal linha de combate e conscientização do câncer de próstata. O preconceito não tem o mesmo valor que a sua vida.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.