O Líder Sindical e sua Atuação junto aos Trabalhadores

lider-sindical

O Líder Sindical e sua Atuação junto aos Trabalhadores

 

O líder sindical exerce um papel importante em frente ao sindicato para a representação de seus associados, garantindo seus direitos. As responsabilidades do líder sindical são as mais diversas, dependendo da estrutura do sindicato.

O sindicato é uma entidade de associação permanente entre pessoas físicas e jurídicas, que exercem função semelhante no mesmo segmento de atividade, sendo criada com o objetivo de defender os interesses em comum dos seus membros.

O líder sindical, que deve estar à frente, tem, entre suas principais responsabilidades, a negociação de acordos coletivos, intervir através de advogados em ações judiciais, orientar os associados sobre questões trabalhistas, receber e encaminhar denúncias trabalhistas.

Além disso, o líder sindical também deve participar da elaboração de projetos que busquem a melhoria de vida de seus associados, exigindo melhores condições de trabalho, organizando eventos para orientação sobre saúde e segurança no trabalho.

O líder sindical e os sindicatos através dos anos

líder sindical

Os sindicatos tiveram uma fase bastante difícil durante a maior parte da década de 1990, com poucas mobilizações sociais. No entanto, o movimento voltou a ter forças a partir dos anos 2000, principalmente durante os anos de 2007 e 2010.

Essa retomada de crescimento ocorreu em razão da própria situação econômica favorável do país e da boa interlocução de líderes sindicais com os órgãos governamentais, retomando parte da importância política histórica.

O movimento recuperou o protagonismo de tempos passados, como no período do regime militar, com maior número de conquistas e de abertura de espaços institucionais.

Com isso, o papel do líder sindical se torna fundamental para a mobilização popular do sindicato que representa, promovendo a participação, organizando, mobilizando e educando os associados.

Principais responsabilidades do líder sindical 

Entre as principais responsabilidades do líder sindical, podemos apresentar as seguintes:

  • O líder sindical e a participação dos trabalhadores

Os problemas dos trabalhadores, muitas vezes, só podem ser resolvidos através de mobilização. O líder sindical é o responsável pela facilitação da participação de todos os trabalhadores, devendo ter habilidade para ajudar a facilitar a comunicação entre os associados e os empregados, ajudando a tomar decisões coletivas

DouraSoft - Sindicatos - líder sindical (2)

  • O líder sindical como organizador

O líder sindical deve exercer o papel de organizador entre os associados. A organização é a melhor forma de melhorar as condições de vida dos trabalhadores, permitindo unir capacidades e vontades de pessoas que apresentam interesses em comum.

  • O líder sindical como mobilizador

Para buscar os melhores caminhos e as melhores soluções para os mais diversos problemas, como condições de saúde no trabalho, de alimentação, de justiça e de melhores condições no ambiente de trabalho, o líder sindical deve ter características de mobilizador, ou seja, deve reunir as pessoas de forma que possam lutar em conjunto e reclamar por seus direitos.

Existem líderes sindicais que se apresentam como bons mobilizadores, por que têm os meios de estimular a participação das pessoas. Essa condição se deve ao fato de sentirem mais de perto os problemas e, ao mesmo tempo, captar a disposição de atuação das pessoas através do conhecimento de seus problemas e necessidades.

O líder sindical desse tipo é aquele que inspira confiança e credibilidade, uma vez que passa para as pessoas a sensação de que não as está manipulando ou enganando e que suas ações conduzem o grupo para soluções de seus problemas, mesmo que parciais.

  • O líder sindical como educador

O líder sindical, entre suas principais funções, deve saber educar as pessoas, trabalhando com a educação num sentido mais amplo, transformando e melhorando a realidade em que vivem. Sempre que uma pessoa tem acesso à educação, ela vai crescer, conhecer novas coisas e situações e encarar a realidade sob um prisma mais crítico.

O líder sindical deve promover atividades educativas e não apenas quando promove a capacitação de sua organização e de seu grupo sobre um determinado tema, mas sim quando o faz com seu exemplo e com sua dedicação.

Da mesma forma, o líder sindical se torna um educador quando define sua posição e opinião à frente de diferentes temas e aspectos da realidade em que vive e da realidade do próprio país, uma vez que, dessa maneira, está ajudando as pessoas a terem também uma atitude crítica.

 

 

Um abraço, sucessos e produtividade!

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Os comentários estão encerrados.