O que controlar na conta 043? | Blog DouraSoft

O que controlar na conta 043?

O que controlar na conta 043

Toda empresa precisa de uma conta bancária para poder funcionar, mas no caso da lotérica essa é uma necessidade duplicada, pois para esse tipo de negócio são necessárias duas contas distintas para manter o funcionamento adequado da empresa. Isso acontece por causa da relação entre a lotérica e a Caixa Econômica Federal.
Essas são os dois tipos de contas necessárias para manter o funcionamento de uma unidade lotérica:

• 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica;
• 043 – Prestação de Contas da Lotérica com a Caixa.

Dê continuidade a leitura do artigo para maior compreensão sobre as características e funcionamento das contas em relação a casa lotérica.

Entendendo melhor as funções das contas bancárias das lotéricas

Conta 003: é utilizada para quase todos os tipos de empresas. No caso de lotéricas, é através dela que é feita a emissão de cheques e o recebimento de tarifações/comissões efetuadas pela Caixa Econômica Federal – pagamento por prestação de serviços dentre outras funções cabidas entre as lotéricas e a Caixa.
Até este processo, tudo pode parecer claro, porém o empresário lotérico ainda tem que abrir e administrar uma conta 043. A situação se agrava quando o lotérico percebe que não compreende a maioria das nomenclaturas referentes a esse tipo de conta.

Porém, por mais desesperador que possa parecer, mostraremos que é possível entender para que serve a conta 043, como controlar a conta e como compreender melhor as benditas nomenclaturas.

Conta 043: é uma conta de prestação de contas. Esse tipo de conta foi desenvolvida pela Caixa Econômica Federal para estreitar a relação entre o banco e a lotérica. Pode-se dizer que a conta pertence à própria Caixa, a lotérica cabe operacionalizar , pois o objetivo é que o empresário lotérico faça o repasse à Caixa, dos valores gerais recebidos pela lotérica.
De uma maneira fácil de explicar, a lotérica acumula o dinheiro por sua prestação de serviços e faz o depósito na conta 043 para a Caixa. A Caixa, por sua vez, faz o repasse de comissão referente a essa mesma prestação de serviço na conta 003.

De um modo bem “informal”, a 043 serve para a lotérica enviar dinheiro e a 003 para receber, por assim dizer.

Nos dois problemas subsequentes, como controlar a conta e como compreender as nomenclaturas para que nenhuma ação seja prejudicial para a lotérica, a melhor opção é instalar nos computadores da empresa o software AGIL, um programa de gerenciamento lotérico capaz de otimizar todos os serviços e demandas pertencentes a um empreendimento do gênero.
O AGIL tem diversas funções, mas focando especialmente na relação com a conta 043, o programa consegue calcular com perfeição a quantidade monetária que deve ser emitida ou recebida. Ou seja, o software faz com precisão e velocidade o que pessoas quebrariam a cabeça para conseguir.
Isso é possível porque o programa costuma emitir sangrias a cada operação financeira realizadas nos caixas. Ao fazer isso o AGIL usa os relatórios para somar esses valores em contas específicas, possibilitando o fechamento de caixa em apenas dois minutos ou fornecendo os valores de repasse referentes a conta 043. E essa é apenas uma das funções do programa que, quando instalado, também acelera a velocidade de atendimento, garantindo-lhe maior eficiência.

Além dessa característica em relação a conta 043, o AGIL também conta com um dicionário interno de nomenclaturas bancárias associadas as suas funções no sistema. Portanto, sempre que houver algum tipo de dúvida, basta consultar o AGIL para entender o significado da nomenclatura, qual sua função e objetivo.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.