Organização Financeira: Como organizar as despesas da sua casa Lotérica? | Blog DouraSoft

Organização Financeira: Como organizar as despesas da sua casa Lotérica?

organização financeira

Casas Lotéricas possuem um alto fluxo de entradas e saídas, isso envolve a prestação de serviço, assim como o custo operacional. Portanto, é fundamental ter um controle financeiro, tanto da sua casa Lotérica como da vida pessoal.

Muitas vezes na correria do dia a dia acabamos deixando de lado a organização financeira do nosso negócio. Logo, isso pode nos custar muito financeiramente, a longo prazo.

Hoje, todo negócio para ser saudável e escalável precisa ter sua gestão financeira em dia.

Mas quais ponto é preciso levar em conta na hora de fazer sua organização financeira?

  • Controle de entradas e saídas:  O primeiro passo é ter um controle claro de todas as suas entradas e também das suas saídas. Desta forma, você poderá compreender de forma real como anda o seu negócio, seja lucrando ou até mesmo no prejuízo. Ainda sim, é importante ter essa clareza, porque a partir disso será possível traçar uma estratégia financeira.
  • Corte gastos excessivos: Outro ponto muito negligenciado são os gastos, muitas vezes a nossa folha de pagamento pode ser enxugada e ainda sim não a fazemos. Portanto, é fundamental avaliar todas as suas despesas e definir quais são realmente necessárias.
  • Trace metas: Todo negócio precisa de metas claras e objetivos que o norteiam e direcionam. Durante o seu planejamento financeiro é fundamental traçar metas, seja para escalar o seu lucro ou para diminuir o seu prejuízo. Logo, ter metas vai direcionar, de maneira mais simples, o seu negócio.

4 dicas fundamentais para ter uma organização financeira dentro da sua Lotérica

  1. Aplicativos financeiros podem ajudar, vários aplicativos podem auxiliar na sua organização financeira, alguns são gratuitos e podem te dar um norte inicial sobre como organizar sua gestão financeira. Além disso, vários aplicativos permitem gerir mais de um dashboard, que permite que tenhamos um controle empresarial e pessoal ao mesmo tempo.
  2. Planilhas financeiras, elas podem te auxiliar inicialmente a ter um controle efetivo das suas finanças. Entretanto, planilhas são limitadas, mas inicialmente podem ser úteis.
  3. Software de gestão financeira, existem alguns softwares que podem gerir sua casa Lotérica. Um ótimo exemplo é o AGIL que permite que você tenha um controle extremo da sua Lotérica. A grande vantagem de um software de gestão é que ele minimiza ao máximo os seus erros, e também traz segurança e agilidade para o seu negócio.
  4. Consultoria financeira. Existem excelentes consultores no mercado que atendem o ramo Lotérico. Eles podem te auxiliar e direcionar o seu planejamento financeiro. Desta forma você consegue ter um planejamento saudável e viável a longo prazo.

Planejamento financeiro é uma via de mão-dupla

Um planejamento financeiro saudável envolve organização, definição de metas e controle. Não adianta nada planejar se você não seguir. Você pode contratar o melhor consultor, melhor software e até mesmo ter uma alta entrada e saída de dinheiro. Entretanto, se não houver controle, não há organização financeira.

Portanto, o primeiro passo é definir metas claras e constantes. Posteriormente, você precisa definir objetivos que irão ajudar a concluir essas metas.

Outro ponto é avaliar os seus gastos, reduzir custos em alguns casos é fundamental. Mesmo que seja preciso fazer um corte operacional, é preciso colocar tudo na balança e avaliar com cautela o que de fato é fundamental para o funcionamento da sua casa Lotérica. Tudo que for excesso deve ser cortado ou reduzido.

Por fim, recomendamos que sempre procure um software para fazer a gestão da sua casa Lotérica e se preciso busque por uma opinião de fora, como um consultor empresarial. Além disso, entenda que organização financeira se dá no dia a dia. São as ações que tomamos no dia a dia que determinam o resultado do nosso negócio.

Deixe uma resposta