Os 4Ps de gestão de inovação em uma casa Lotérica

Está sentindo que é possível inovar na sua casa Lotérica? Já conhece a ferramenta 4Ps de gestão que é focada em inovação para pequenas e médias empresas. Talvez o seu porte já esteja acima, ainda assim com uma simples adaptação a ferramenta pode e vai te auxiliar em desenvolver um modelo viável para inovar na sua casa Lotérica.

Mas o que significam os 4Ps? Cada P representa uma etapa que deve ser analisada, elaborada, executada e analisada. Os Ps significam Propósito, Processos, Pessoas e Políticas. 

 

Vamos falar mais sobre cada um dos 4Ps de gestão de inovação

A primeira etapa é o propósito para inovar, nessa etapa você definirá quais inovações você está procurando para a sua casa Lotérica. Desta forma, você precisa elencar quais inovações vão contribuir mais e quais menos. Por exemplo, algumas mudanças podem acarretar em um maior fluxo de clientes, por consequência uma maior lucratividade. Já outras podem diminuir o tempo de trabalho ou até mesmo aumentar a qualidade no atendimento. Selecione-as bem. 

Existem várias ferramentas que podem prometer inovar a sua casa Lotérica. Mas quais realmente são eficazes? Um sistema de gestão, pode ser a solução que você está procurando, então valide bem qual ferramenta você procure para inovar a sua casa Lotérica.

 

Posteriormente …

Depois que for definido qual a ideia de inovação, a ferramenta, as metas e objetivos que irão buscar. É hora de trabalhar os processos e definir como esses processos converterão o seu propósito – ideia, ferramenta – em lucro. De forma clara, o que a inovação da sua empresa precisa ter/seguir para que ela gere lucro?

Essa é uma pergunta que deve estar muito bem respondida. Por que? Pois ao esclarecer essa pergunta você definirá o caminho exato e as etapas pela qual a sua ferramenta passará, até se converter em lucro.

Um exemplo claro é, instalar um sistema novo de gestão para a sua casa Lotérica. Quais etapas são necessárias até que essa ferramenta de inovação gere lucro para a minha casa Lotérica? 

  • Instalação do sistema;
  • Treinamento dos seus operadores de Caixa;
  • Performance dos seus operadores com o novo sistema;
  • Análise de desempenho .

Pelo menos quatro etapas são necessárias até que o seu sistema realmente converta lucro para a sua casa Lotérica. Podem haver mais claro, mas no mínimo quatro terão que ocorrer.

 

E os outros 2Ps dos 4Ps?

O próximo P é o de Pessoas. E o que é ele? De forma simples, tenha pessoas que trabalhem para que os processo sejam executados satisfatoriamente. Existem dois modelos de pessoas que devem cooperar dentro da sua casa Lotérica as empreendedoras, que são pessoas que enxergam oportunidade de melhoria ou de lucratividade a todo momento. Outro perfil crucial são as persistentes. Encontre pessoas que persistam até que a sua ideia de inovação esteja funcionando perfeitamente.

O fato de você contratar um sistema, por exemplo, não significa que todos os seus problemas estarão resolvidos. Mas que caso exista, e eu acredito que na sua Lotérica exista, a cooperação do seu time de colaboradores. Sejam os gestores ou operadores. Os resultados virão porque todos agirão em conjunto para que esse resultado seja obtido.

 

E por fim …

Por fim, o último P de Políticas. O que? Política em casa Lotérica? haha. Calma. O termo política da ferramenta diz sobre a política da sua empresa. Isso engloba a sua visão, missão e valores. Não podemos nos esquecer da cultura da sua empresa.

A realidade é bem clara, não adianta nada você ter o propósito, processos e pessoas definidos. E não criar uma política para que isso se torne real. Como assim? Definindo por exemplo: O perfil de funcionário que precisa dentro da sua casa Lotérica. Padrões de remunerações de acordo. 

E não para por aí não. Defina um modelo de gestão que atenda a essa demanda. Forme parcerias que possam trazer benefícios para a sua casa Lotérica. Contrate consultores ou treinamentos caso seja necessário.

 

Seguir os 4Ps de gestão de inovação podem mudar e muito a sua casa Lotérica

Determinar os 4ps e buscar aplicar corretamente cada etapa fará com que a sua casa Lotérica caminhe a passos largos para a inovação. Lembre-se, tão importante quanto querer inovar é seguir todas as etapas necessárias para que isso aconteça.

Os resultados com certeza virão e serão satisfatórios para você. Apenas saiba selecionar os processos com clareza. Claro, monte um time vencedor e metade do caminho já estará percorrido.

Abraços. Sucesso e Produtividade,

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta