Saiba como identificar o perfil do cliente ideal para sua lotérica

perfil de cliente em lotéricas

Dificilmente uma empresa consegue se manter num mercado tão competitivo quanto o lotérico sem definir um público-alvo específico. Ter o perfil do cliente ideal é crucial para a manutenção do negócio.

Através da análise de clientes, é possível montar soluções personalizadas que vão acabar fidelizando o público regular da sua casa lotérica. Quanto mais clientes fiéis tiver, mais constante é o faturamento do seu estabelecimento.

Mas como definir o perfil do cliente ideal? Prossiga com a leitura do artigo e veja como realizar a identificação do cliente ideal para a sua casa lotérica!

Antes de tudo, o que é o perfil do cliente ideal?

“O novo marketing é educar, interagir e conversar para entender o cliente.” (Rafael Rez)

O perfil do cliente se trata do conjunto de fatores culturais, sociais e profissionais que formam o cliente ideal da empresa. Ele se trata daquele com a maior chance de ir em busca dos seus serviços, sendo uma estratégia útil para:

  • Identificar as melhores estratégias de comunicação para atração e construção de relacionamento
  • Trazer as ofertas mais adequadas
  • Descobrir novas formas de relacionamento com o cliente

Basicamente, o perfil do cliente responde duas perguntas primordiais: qual é a pessoa que você quer que busque os seus serviços lotéricos? Quais são as características da pessoa que apresentam real intenção de contar com eles?

Qual é a importância de ter um perfil do cliente?

A análise de clientes para a construção de um perfil é crucial para o desenvolvimento de ações e campanhas de marketing. Acontece que uma campanha mais direcionada é mais efetiva e barata.

Além disso, o que rola em muitas casas lotéricas é que o empresário acha que alcançar todo mundo é a melhor opção. A princípio na verdade, é melhor o custo-benefício de direcionar as campanhas para o público realmente interessado nos serviços lotéricos.

E como saber quem realmente está interessado? Promovendo a identificação do cliente para montar um perfil do cliente ideal!

Como definir o perfil do cliente ideal?

Tendo entendido o que é e a importância do perfil do cliente, é momento de começar a montá-lo. Veja agora como definir o perfil do cliente ideal!

Realize a análise dos clientes atuais

Antes de tudo, o primeiro passo para montar o perfil é analisar o comportamento e as preferências daqueles que já são clientes da lotérica. Quem são eles? O que os motiva? Quais são suas dores? Onde eles estão? 

Por meio de perguntas como essas, é possível começar a listar algumas características:

  • Faixa de idade
  • Gênero
  • Estado civil
  • Classe social
  • Localização
  • Principal desejo
  • Jogos preferidos
  • Profissão
  • Etc

Sendo capaz de realizar a identificação do cliente, seu operador de caixa se torna mais habilitado para oferecer exatamente o que ele quer.

Conheça bem os serviços oferecidos pela lotérica

É importante que o empresário e os operadores de caixa tenham total noção dos serviços oferecidos pela lotérica. Dessa forma, podem montar estratégias de atração que diminuam consideravelmente as chances de recusa do cliente.

Por exemplo, ao conhecer todos os jogos oferecidos pela casa lotérica, o operador pode sugerir a opção mais interessante para aquele momento.

Defina uma persona

A persona é a principal estratégia para o perfil do cliente, já que se trata da representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é um personagem com o máximo de características possíveis, como nome, idade, profissão, hobbies, desejos, etc.

Em primeiro lugar, o objetivo dessa construção é definir de maneira detalhada quem é o seu cliente, usando características reais dos clientes da lotérica. Por isso a importância de disponibilizar formulários de pesquisa pela casa ou até no meio digital.

Elabore um mapa de empatia

A princípio, o mapa de empatia se trata de um material que detalha a personalidade do cliente, permitindo que o operador de caixa o trate melhor. Ele sistematiza a mente do cliente através de perguntas simples como:

  • O que ele pensa e sente?
  • O que ele fala e faz?
  • O que ele vê e escuta?
  • Quais são suas dores e ganhos?

Então, para montá-lo, é necessário primeiro identificar os objetivos do cliente, o que ele precisa fazer para alcançá-los, quais são suas tarefas e decisões. Bem como, a partir disso, você deve realizar observações e suposições.

Por meio delas, você deve montar um quadro dividido em categorias como:

  • Pensamentos e sentimentos
  • O que vê
  • O que ouve
  • O que diz e faz
  • Dores
  • Necessidades

Entenda a comunicação através do marketing de influência

O marketing de influência é uma das principais estratégias de marketing, já que aproveita a força dos influenciadores digitais. Por meio deles, você deve compreender qual linguagem é utilizada para se comunicar com o público.

Além disso, sabendo qual é a linguagem do seu cliente ideal, fica mais fácil realizar uma comunicação assertiva com ele.

Conclusão

Para começar a construção do seu perfil de cliente ideal, é importante realizar uma pesquisa de mercado. Por meio dela, é possível obter dados concretos que embasam tudo que foi falado até aqui!

 

Controlar isso é fundamental.

Como resultado, conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

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