Plano de Marketing para Lotérica

 Pode parecer bobeira, mas muitos dos empreendedores no ramo Lotérico nunca chegaram a fazer um planejamento do plano de marketing e vendas na sua casa Lotérica. E por que dizemos isso? Porque esse tipo de planejamento demanda tempo, paciência para realizar análises corretas e vontade em aplicar aquilo que se desenhar. Em casas Lotéricas, como é de costume, o tempo é uma raridade, por conta das questões de demanda dos clientes, gestão dos caixas e ainda fazer a gestão do seu time. Acaba não sobrando muito tempo para se dedicar e elaborar um plano de marketing e vendas, até porque além de Lotéricos muitas vezes, eles são pais, irmãos, tios, filhos e por aí vai …

 

Mas o que é de fato o Plano de Marketing e Vendas?  

O plano de Marketing e vendas para empreendedores consiste em fazer um planejamento de marketing e vendas, considerando as barreiras como recursos, tempo e conhecimento do empreendedor. Ele é ideal para empreendedores sem experiência em planejamento de vendas.

No ramo Lotérico ele é muito útil, até porque vendas e marketing são dois termos fundamentais em qualquer empreendimento. No ramo Lotérico não é diferente, por fazerem vendas de jogos – em grande escala. Ou seja, elaborar um plano para alcançar metas melhores é essencial.

A ferramenta é útil, pois uma grande parcela de empreendedores não investem o tempo devido em planejamento, seja na criação da empresa, ou até na distribuição de recursos para as áreas da empresa. Dessa forma, os empreendedores têm o costume de lidar com uma metodologia muito conhecida de todos – tentativa e erro. Anula-se o que deu errado e mantém o que deu certo. E essa premissa é verdadeira, até porque funciona. Mas muitas vezes os empreendedores não param nem para analisar o que deu errado, o que é muito importante; afinal, aprende-se mais com o erro do que com o acerto.

 

Os passos para avaliar o plano de marketing e vendas são:

O plano de Marketing e vendas consiste em classificar o seu negócio com base em um uma sigla – AIDA. Mas o que significa? O (A) representa Atenção, (I) de Interesse, (D) de Desejo e (A) de Ação. Mas o que realmente significa cada palavra?

  • Atenção – Como chamar a atenção do seu potencial cliente?
  • Interesse – Como fazer que o seu potencial cliente tenha interesse pelo seu produto?
  • Desejo – Como fazer com que o seu potencial cliente deseje o seu produto?
  • Ação – Como fazer que o seu cliente adquira o seu produto?  

 

Veja

Defina primeiro qual o perfil do cliente desejado para a sua casa Lotérica, entenda qual a persona do seu negócio. De forma clara, quais são as características dos clientes que a sua casa Lotérica busca? Um exemplo simples são clientes que sejam adeptos a jogos, busque muitas características e deixe esse cliente o mais próximo possível do real.

Após isso, defina como o seu negócio pode ser percebido pelo seu futuro cliente. Por exemplo, como o seu cliente deve enxergar a sua casa Lotérica? Ele deve enxergar um lugar receptivo ou uma oportunidade? Ele deve entender que está comprando jogos ou sonhos? Levante esses questionamentos.

 

É preciso lembrar os pontos 

Após fazer os questionamentos e entender os conceitos do AIDA do seu plano de marketing e vendas você avaliará cada um dos itens com base nos 4Ps, que significam – produto, preço, praça e promoção. Como assim? O seu cliente pode ser influenciado por vários pontos, não necessariamente será o preço do seu negócio que fará você vender mais ou menos. 

Lembre-se, as estatísticas variam de acordo com a fonte, mas no geral o empreendedor deve estar ciente que:

    +1 = +5, um cliente satisfeito influencia positivamente cincos novos clientes

    Se for -1 = – 20, um cliente insatisfeito influencia negativamente 20 outros

     -1  = -5x, um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos

Por que utilizamos os 4Ps? Por que em alguns negócios é preciso priorizar o P de produto, justamente porque a forma como esse produto é visto. Cor, embalagem, nome e até mesmo o formato. Já em outros, a prioridade pode ser o preço. Por exemplo, o preço pode chamar a atenção por ser muito ou muito caro em alguns casos. Não podemos esquecer do P de praça, basicamente a posição do seu estabelecimento, a cor e até mesmo a estrutura podem chamar a atenção do seu cliente. Por fim, temos o P de promoção, clientes tendem a serem atraídos por promoções e isso pode ser o seu diferencial.

 

Mas e a sua Lotérica já tem o plano de marketing e vendas definido?

Achamos válido fazer uso dessa ferramenta, mas lembre-se de seguir todos os passos e avaliar de acordo com as métrica estipuladas. Até porque isso vai fazer com que inicialmente você tenha uma clareza maior. Depois você pode se aprofundar.

Com toda certeza ter essa clareza do perfil do seu cliente e do propósito da sua casa Lotérica te ajudarão, e muito, no futuro. Esperamos que, independente se a sua casa Lotérica está no início ou se você apenas sente que precisa estruturar, a partir daqui ela decole.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

 

 

 

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