Plataforma de cobrança recorrente: o que é e por que vale a pena investir

plataforma de cobrança recorrente

Com o crescimento da tecnologia e lojas virtuais, fica cada vez mais comum a facilidade na hora de realizar pagamentos.

Contudo, uma opção automatizada, como as plataformas de cobrança recorrente, entrega muita facilidade para os consumidores e maior segurança aos processos financeiros nas empresas. 

Ficou interessado? Continue lendo e entenda mais sobre o assunto e conheça os benefícios das plataformas de cobrança recorrente.

O que é uma plataforma de cobrança recorrente?

Geralmente, a cobrança recorrente é usada para pagar serviços ou produtos que são comprados por contratos ou em formas de assinatura.

Dependendo do contrato fornecido por cada empresa e o consumidor, os pagamentos podem ser feitos de forma:

  • Mensal
  • Bimestral
  • Trimestral
  • Semestral
  • Anual

Nesse sentindo, uma plataforma de cobrança recorrente é uma maneira mais prática e fácil de cobrar por serviços ou produtos de longo prazo, como clubes de assinaturas, streaming e outros. Essa modalidade, possibilitada por plataformas especializadas, entrega diversos benefícios, além de diminuir o risco de erros e inadimplência.

Não são somente empresas que podem optar pela cobrança recorrente. Bem como profissionais autônomos, escolas, escritórios, contabilidades e outros tipos de negócios também podem usufruir das vantagens da cobrança recorrente para facilitar o trabalho e otimizar o tempo.

Quais as principais formas de pagamento nas plataformas de cobrança recorrente?

Em plataformas de cobrança recorrentes é possível encontrar diversas formas de pagamento para atender as necessidades dos consumidores. Veja abaixo:

Boletos Bancários

Desde já a cobrança recorrente por boletos bancários é uma ótima opção para os clientes que não possuem cartão de crédito ou contas correntes no banco. 

Em plataformas de cobrança recorrente, os clientes receberão por email, mensagem ou até mesmo WhatsApp, o boleto bancário e poderão realizar o pagamento em agências, lotéricas ou no internet banking.

Desse modo, o processo de emitir e enviar as contas fica ainda mais fácil, além de diminuir as chances de cometer erros e facilitar o processo de cobrança.

Cartões de crédito

Atualmente, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais conhecida entre as empresas que desejam vender produtos por assinatura.

A princípio as cobranças recorrentes por cartão de crédito são uma excelente opção pois não comprometem o limite do cliente. Como são realizados de forma totalmente automática, o valor é cobrado diretamente na fatura do mês.

O uso de cartão de crédito em pagamentos oferece muita comodidade, uma vez que ele pode ser debitado de forma automática.

Débito Automático

Uma outra forma de usar a cobrança recorrente é por débito automático. Nessa modalidade, o cliente deixa a empresa realizar o débito diretamente na conta, de acordo com o valor e data de vencimento do serviço ou produto.

Pix

O Pix é uma forma de pagamento que tem estado muito famosa ultimamente e possui muitas vantagens. Entre elas, estão a praticidade, agilidade, maior segurança e menores taxas.

Desse modo, nas cobranças recorrentes, o Pix facilita muito o pagamento do cliente. Além disso, o Pix reduz muito o número de atrasos em contas.

Vale a pena investir em plataformas de cobrança recorrente?

Caso sua empresa esteja focada na fidelização de novos clientes, é essencial como resultado pensar em como o crescimento do negócio pode interferir nos processos de pagamentos e cobranças.

Por isso, contar com a ajuda de uma plataforma de cobrança recorrente é uma das melhores opções, já que ela oferece e garante:

  • Ajuda no fluxo de caixas
  • Aumento de retenção
  • Maior praticidade e eficiência para os consumidores
  • Redução de erros e atrasos de pagamentos
  • Segurança 
  • Previsibilidade financeira

Uma boa notícia para você é que, com a plataforma da DouraSoft, é possível gerenciar as cobranças e outros setores de forma completa.

Vantagens das plataformas de cobrança recorrente

Portanto pode ser que você ainda esteja receoso na hora de investir em plataformas de cobrança recorrente. Por isso, para te confirmar que é uma excelente escolha, vamos conhecer algumas vantagens dos sistemas:

Automação

Um grande benefício das plataformas é o processo de automação e gerenciamento de cobranças, já que tudo é realizado de maneira automática, reduzindo os esforços dos funcionários e diminuindo possíveis erros.

Fidelização de novos clientes

A cobrança recorrente ajuda a manter os consumidores mais próximos, pagando as contas com regularidade.

Diferente do modelo mais tradicional, onde o cliente apenas compra na loja e só volta depois de muitos meses, através de modelos de cobrança recorrente é bem mais fácil garantir o retorno do consumidor.

Previsão de lucros

Com a cobrança recorrente, a empresa consegue uma noção maior dos lucros durante o ano. Além disso, é possível controlar os gastos desnecessários e criar estratégias para aumentar as vendas.

Inovação dos negócios

Quem trabalha com negócios físicos ou lojas digitais também pode aderir às inovações que as plataformas de cobrança recorrente oferecem. Por exemplo, com os clubes de assinaturas possibilitados através de plataformas de cobrança recorrente como a DouraSoft, é possível atender aos desejos de novos clientes e aumentar os lucros.

Controle Financeiro

Bem como as plataformas de cobrança recorrente, a empresa tem mais controle sobre as contas, os pagamentos e os clientes, o que também ajuda na gestão do fluxo de caixa. 

Agilidade e otimização de tempo 

Além da praticidade, as plataformas de cobrança recorrente são capazes de otimizar o tempo de trabalho dos funcionários, justamente por automatizar boa parte das tarefas. De acordo com esse benefício, a empresa pode se ocupar com outras tarefas e compromissos mais importantes.

Ofereça o melhor para os seus clientes

Investir em plataformas de cobrança recorrente é uma das melhores opções para automatizar os processos da sua empresa e oferecer experiências de qualidade para os clientes.

Com a DouraSoft, você tem todo o necessário para trabalhar com assinaturas, mas muito mais do que isso, você tem tudo para automatizar e gerenciar o financeiro da sua empresa em um software só. Agende agora mesmo sua demonstração.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos