Proatividade pode ser lapidada? | Blog DouraSoft

Proatividade pode ser lapidada?

proatividade

Você considera que sua lotérica é proativa? Proatividade é a característica das pessoas que não esperam para que as coisas aconteçam, mas vão atrás daquilo que querem. Para que sua empresa seja proativa, seus funcionários também precisam ser.

A proatividade é uma das qualidades mais buscadas por qualquer gerente. Seria muito bom se todos fossem assim, mas sabemos que essa não é a realidade. Será que há como lapidar a proatividade nos funcionários e na sua lotérica? 

Empresas reativas x proatividade

Empresas reativas são aquelas que se movem em função do mercado e dos clientes. Elas esperam aparecerem problemas e demandas para tomar decisões.

Já as empresas proativas, não esperam por um conflito para agir, mas se antecipam às mudanças. Essas empresas ditam tendências e não aguardam o amanhã para começar a construir seu futuro. 

Empresas proativas têm facilidade de lidar com erros e riscos e de gerenciar prazos curtos. Além disso, elas conseguem enxergar claramente realidades e oportunidades futuras. 

Vemos, portanto, que ser uma empresa proativa é fundamental para a progressão de qualquer negócio. Mas a dúvida que fica é: como lapidar a proatividade em meus funcionários? 

Como incentivar a proatividade nos funcionários

Funcionários proativos são aqueles que não esperam seu patrão lhes dar alguma tarefa para agir, mas tomam iniciativas por si só. Veja a seguir como incentivar a proatividade nos colaboradores de sua lotérica. 

1) Conhecer a equipe

O primeiro passo é certamente conhecer bem sua equipe. Procure identificar os funcionários que já são proativos e pense em estratégias para motivar àqueles que ainda não são. Investigue e entenda como a sua equipe trabalha em conjunto, percebendo se há aqueles que costumam levar seus colegas nas costas. Dessa forma, você entenderá onde está a raiz do problema. 

2) Dar o exemplo

Como líder, você deve dar o exemplo para os seus liderados. Muitas das decisões deles em seu trabalho acontecerão devido à sua influência. Por isso, seja proativo em suas tarefas para que seus funcionários se identifiquem e sejam contagiados. 

3) Cuidar da cultura organizacional 

Quando um funcionário entra em uma empresa, ele busca se adaptar ao clima que essa organização possui. Por isso, tenha a proatividade como pilar na sua lotérica. Incentive seus funcionários a te auxiliarem nas tomadas de decisão, dando a eles autonomia em algumas tarefas. Assim, eles se acostumarão a exercer a proatividade. 

4) Treinar

Em último lugar, é preciso treinar seus funcionários para que eles possam oferecer o melhor de si para sua lotérica. Oferte cursos e treinamentos para toda a equipe. É importante que todos conheçam seus pontos fortes e fracos para que juntos vocês possam crescer e se desenvolver. 

Como você pode tornar a proatividade parte da sua vida

Nos tópicos anteriores, vimos como você, como líder, pode incentivar a proatividade em seus funcionários. Mas cada indivíduo por si mesmo pode desenvolver práticas que o levarão a ser mais proativo. E é sobre essas práticas que vamos falar a seguir.

1) Atitude 

A primeira característica de uma pessoa proativa é a atitude. Ela vê o problema e pensa rapidamente no que pode fazer para resolvê-lo. É claro que é necessário ter cautela, pois nem sempre a atitude deve ser tomada por você. Além disso, é preciso pensar antes de agir para que sua atitude seja assertiva. 

2) Prioridade

Para ser proativo, é preciso gastar tempo e energia naquilo que realmente é prioridade. Portanto, seja crítico e defina em que você deve investir mais. Delegue tarefas, se for possível.

3) Eficiência 

Alguém eficiente é aquele que toma as melhores decisões e encontra as melhores soluções para cada momento. Para isso, é preciso estudar bem cada situação com cautela, planejando todos os passos.

4) Problemas

Em último lugar, um indivíduo proativo antecipa os problemas e age antes que eles aconteçam, evitando consequências ruins. 

Incentive seus funcionários a serem proativos, e se esforce para lapidar essa característica em você mesmo. Dessa forma, sua lotérica estará mais preparada para encarar o mercado de trabalho. 

Deixe uma resposta