Skip to main content

Nos dias de hoje, os negócios têm passado por grandes turbulências. O mundo muda rápido, assim como as estratégias do universo comercial. Diante disso, um bom método é definir planos e metas para aumentar a produtividade do negócio. O planejamento estratégico é uma ferramenta que orienta qualquer tipo de empresa, grande ou pequena, complexa ou menos complexa. Desenvolver um planejamento estratégico é fundamental para alcançar objetivos organizacionais, agilidade na tomada de decisão, obtenção de competitividade e mudança no posicionamento estratégico.

Certo. Vimos que planejar metas para sua lotérica é essencial. Mas você já pensou em montar um quadro de metas? O quadro de metas ficará visível a todos os funcionários da lotérica e os lembrará constantemente dos resultados que a lotérica deseja atingir. Um quadro pontuando os dados da empresa pode motivar seus funcionários, ao mesmo tempo em que pode gerar um ambiente de competição entre eles. 

Quando os funcionários veem que as metas estão sendo atingidas, eles se sentirão motivados, pois conseguirão visualizar como seu trabalho tem contribuído para o crescimento da empresa. 

Benefícios do quadro de metas

Que tal pontuarmos os benefícios de ter um quadro de metas no seu estabelecimento?

Como as metas ficarão visíveis diariamente aos seus funcionários, você poderá alcançar respostas rápidas e aumento de produtividade. Além disso, você e seus funcionários poderão ter um maior controle sobre as metas realizadas e não realizadas, podendo reformulá-las sempre que necessário.

Um quadro de metas trará ao ambiente de trabalho uma maior organização. Isso fará com que seus funcionários se sintam mais seguros e motivados. Falando em motivação, esse ponto é importante. Os funcionários da empresa se sentirão motivados a bater as metas quando essas são estruturadas em um quadro bem organizado.

Outro ponto importante é que, tendo as metas sempre em vista, a equipe será capaz de promover resoluções de problemas, identificando o que tem prejudicado a lotérica de atingir determinadas metas. 

O que deve conter em um quadro de metas?

Na hora de formular um quadro de metas é importante que haja um certo planejamento. Se necessário, talvez seja importante fazer um quadro por setor. Desse modo, os funcionários não ficarão perdidos e conseguirão identificar claramente as metas relacionadas ao seu serviço. 

Para o setor de vendas, coloque metas como: vender x jogos por dia. Informe aos seus funcionários diariamente os dados de vendas para que eles possam formular novas estratégias para lidar com os clientes. 

Não pegue quadros prontos, mas crie um personalizado para sua lotérica. No entanto, procure por inspirações. Há vários modelos no mercado. 

Motivação X Competição

Vimos como um quadro de metas pode motivar seus funcionários a trabalhar com mais foco e a produzir melhores resultados. No entanto, pode ser também que um ambiente de competição seja criado. Mas será que isso é bom para o seu negócio?

A competitividade é saudável no ambiente de trabalho. Ela fará com que os funcionários fiquem focados e dedicados a fim de obter os mesmos ou melhores resultados que seus colegas. No entanto, o excesso de competição não é nada saudável para a empresa. 

Um ambiente competitivo pode gerar intrigas e falta de ética entre os funcionários, além de individualismo e falta de trabalho em equipe. Esses fatores atrapalharão os resultados de sua empresa, pois a equipe produzirá mais atuando em conjunto.

Para que a atmosfera entre os funcionários seja sadia, é importante que o chefe da lotérica promova um senso de igualdade entre os funcionários, mostrando que todos serão avaliados da mesma forma. Dê feedbacks a eles, sendo claro sobre o trabalho que tem sido prestado. 

Lembre-se de que todos são diferentes e possuem algo novo para oferecer. Portanto, valorize as diferenças entre seus funcionários, mostrando que todos são importantes. E, por fim, evite conflitos desnecessários. Faça mediação nas discussões que possam surgir no grupo, pois elas impossibilitarão o crescimento.

Leave a Reply