Qual a importância do Marketing para uma lotérica?

Marketing para uma casa lotérica? O que é isso? Muitos lotéricos ainda enrugam a testa diante desta palavra de origem inglesa, sem compreender o que ela quer dizer ao certo. Há ainda os que acreditam que isso é coisa só para grandes empresas multinacionais e que não tem nenhuma relação com o ambiente lotérico.

A confusão e as dúvidas são compreensíveis, pois o termo “marketing” admite uma série de significados e estamos longe de compreendê-los em sua totalidade. O que não está certo é a ideia de que marketing não tem nada a ver com lotéricas e é justamente o contrário disso que vamos provar a seguir…

O marketing clássico e off-line vai se esforçar para transformar pedestres e transeuntes em clientes, fazendo-os entrar na lotérica.

Quando um lotérico coloca uma faixa ou cartaz na fachada do seu estabelecimento ele talvez não saiba, mas está fazendo uma espécie de marketing à moda antiga, pois tem a finalidade de despertar o interesse e a atenção das pessoas que passam na frente da lotérica, estimulando-as a entrar e a comprar.

 Em geral, todas as formas de de um, irão trabalhar em conjunto para que a sua lotérica seja lembrada e fique na mente dos seus clientes

Além da estratégia de colocar faixas e cartazes na frente da empresa, utilizando a fachada para chamar a atenção de quem passa, existem muitas outras formas de se fazer marketing. Apenas para citar algumas:

  • Telefonar para os clientes é uma forma de se fazer marketing.
  • Atender bem os clientes é uma forma de se fazer marketing.
  • Distribuir panfletos na rua é outra forma de se fazer marketing.
  • Recomendar produtos e serviços de alguém é igualmente marketing.

A grande questão que precisa ficar clara aqui é que o marketing não trabalha apenas com uma ou outra alternativa ou estratégia, ele busca conjuga-las e organizá-las de forma que trabalhem em conjunto e, desse modo, gerem resultados cada vez mais significativos para a empresa.

O marketing de relacionamento vai trabalhar para que a sua lotérica se torne parte da vida dos clientes

Outra forma de de um, é o relacionamento com o cliente. Não é à toa que existe o termo “marketing de relacionamento”. Podemos nos relacionar com nossos clientes sem necessariamente ficar pensando em vender para eles o tempo todo.

Aliás, o ideal é que você e toda a sua equipe estejam preocupados em ajudar, em sanar as necessidades do cliente no que se refere ao seu negócio. Esta é a premissa. A venda será uma consequência natural disso.

O marketing digital irá procurar garantir que a sua lotérica irá acompanhar os clientes onde quer que eles estejam

Se a esmagadora maioria dos seus clientes possuem celular e levam este aparelho para todo lugar, o que acha de colocar a sua lotérica para aparecer no smartphone do cliente?

Eis aí mais uma forma de marketing, o digital! Pode parecer complicado é difícil, mas para estar no celular do cliente, basta, por exemplo, criar uma página da lotérica no Facebook e convidá-lo para curti-la. Outro caminho bem simples e fácil de estar nos smartphones dos clientes é se conectando com eles via Whatsapp. Que tal? O que acha da ideia?

E então? Você anda fazendo marketing da sua lotérica? Quais são as suas estratégias? Como elas estão se integrando? Pense nisso e faça um excelente trabalho!

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos