Qual o melhor produto de sua lotérica?

São raros os empreendimentos que trabalham apenas com um produto no mercado. Com exceção das empresas que nasceram em torno apenas de um produto, as demais, estando a unidade lotérica inclusa, conquistam o coeficiente de lucro através da somatória final correspondente a cada produto pertencente ao seu negócio. Mas qual seria o seu melhor produto?

Identificar o melhor produto da sua lotérica pode ser uma ótima estratégia para aumentar a taxa de lucro. Porém, antes de prosseguimos, é importante ressaltar o fato de que um produto não está necessariamente relaciona a um objeto físico, um cupom de loteria, por exemplo. O produto também pode ser a prestação de um serviço, como é o caso do pagamento de contas, dentre outras operações feitas diante o caixa da lotérica.

Quando você conseguir distinguir o seu melhor produto será mais fácil otimizar os serviços prestados pela lotérica. O processo requer uma administração precisa da sua parte, mas não existe motivos para preocupação, pois não é muito difícil localizar o seu produto principal.

 

Como identificar o melhor produto da sua lotérica

 

Antes de começar a desfrutar dos benefícios do conhecimento é importante saber identificar qual é o melhor produto da sua lotérica. Analise a sua empresa através desses quatro parâmetros que o produto que tiver mais destaque será consequentemente o mais vantajoso:

  • Público-alvo: O seu melhor produto está relacionado ao seu público-alvo, que consiste em pessoas interessadas nos serviços derivados da Caixa Econômica Federal. As demais ações, como recarga de bilhete único, celular e afins, normalmente não são tão vantajosas;
  • Demanda: Dentre o setor do seu público-alvo procure identificar o produto que tem a maior demanda. Quanto maior a demanda, maior o interesse das pessoas em consumir esse produto.
  • Rentabilidade: A rentabilidade é o mais fácil de ser compreendido, pois o produto que gera mais lucro acaba sendo um dos mais vantajosos. Porém, isso não é tudo. Talvez um produto possa render mais dinheiro, mas outro pode ter a demanda maior que pode ser suprida e consequentemente se tornar sua maior fonte de lucro dentro da lotérica;
  • Satisfação do cliente: O seu melhor produto deixa os clientes satisfeitos. Agora que você já identificou os produtos mais vantajosos, veja aquele que deixa os clientes mais satisfeitos. A satisfação do cliente representa o resultado real, pois o cliente feliz é garantia de retorno.

 

Como utilizar o melhor produto da sua casa lotérica para aumentar os lucros

Aplique essas três dicas em torno do seu melhor produto para aumentar os seus lucros:

  • Fluxo de caixa: Observe o fluxo de caixa em torno do seu produto principal. Veja quais são os períodos, da semana, mês e ano em que o mesmo é mais requerido. Nesse estágio você estará destrinchando o produto, vendo suas vantagens e desvantagens para poder lucrar ainda mais no futuro;
  • Planejamento estratégico: Agora que você já sabe a tendência de procura do produto, identificada nos períodos de maior índice de vendas, refaça o planejamento para que nesses dias estejam presentes mais funcionários, assim não haverá filas que possam afastar a demanda dos seus demais clientes. Esse é um modo de otimização. Você não vai precisar desenvolver grandes estratégias, mas sim melhorar aquilo que já oferece com qualidade para os seus clientes;
  • Satisfação do cliente: Sim, novamente. A satisfação do cliente é o que faz sua lotérica funcionar, portanto, é o que define qual é o seu melhor produto ao mesmo tempo em que ajuda a aumentar as vendas. O conceito já foi apresentado, garanta a satisfação do cliente que ele vai retornar e, provavelmente, vai recomendar o seu negócio para algum colega.

Se você gostou deste artigo, também vale à pena ler o artigo sobre Como lidar gerenciar a devolução de produtos na lotérica.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos