Que tipo de liderança é a sua dentro da lotérica? - DouraSoft do Brasil

Que tipo de liderança é a sua dentro da lotérica?

liderança

Team of engineers discussing blueprint at meeting

O lotérico, na maior parte das vezes, é o dono, o empresário, o gerente e também promove a liderança de sua empresa. Portanto, sua atuação deve ser intensa, já que é o principal responsável pela condução da equipe e dos negócios, acumulando todas as funções e necessitando energia e motivação para o intenso dia a dia de trabalho.

Para atingir o ponto necessário e conseguir liderar e motivar a equipe, mantendo o mesmo nível durante o dia todo, o lotérico precisa descobrir que tipo de liderança ele tem dentro de sua empresa.

No momento em que todas as empresas se voltam para a busca de qualidade, para a valorização da equipe de trabalho, liderança e motivação são coisas essenciais em qualquer empresa e, numa casa lotérica, a situação não é diferente.

Uma casa lotérica precisa de muita coisa para funcionar acima dos padrões exigidos e, portanto, quando o lotérico é um bom líder, tudo vai correr dentro do mais excelente padrão de qualidade no atendimento e de correção na administração.

A liderança, portanto, é o ponto principal para garantir que tudo saia da forma como foi planejado. O lotérico bom líder é aquele que orienta seus funcionários, que mantém tudo organizado e que se preocupa com o que está acontecendo em cada guichê de atendimento.

O simples fato de um operador de caixa saber que pode contar com o lotérico, que é o proprietário da empresa, mas que também é o líder da equipe, faz com que cada operador tenha mais tranquilidade para trabalhar, mais receptividade para atender o público e mais atenção do que está fazendo para não cometer erros.

As diferenças de uma boa liderança na casa lotérica

Um bom líder na casa lotérica faz com que a empresa seja um ambiente de trabalho diferente. Entre as principais causas promovidas por um bom líder, vale destacar:

  • Rápida solução de problemas, atendendo a todos os operadores de caixa no momento em que precisam de uma solução. A presença do líder é essencial para o operador de caixa, uma vez que ele está envolvido apenas com sua atividade, enquanto que o lotérico tem por obrigação manter uma visão do conjunto, de todos os acontecimentos dentro da casa lotérica.
  • Maior organização e planejamento por parte de todos, uma vez que cada operador de caixa, sabendo que tem o apoio irrestrito para conduzir seus trabalhos, entende que deve manter sua organização e seus objetivos nas atividades diárias, recompensando o lotérico com seu empenho e seu comprometimento.
  • Melhor comunicação interna, gerada pela confiança depositada em cada membro da equipe pelo lotérico. Havendo a confiança, não existe o receio de buscar ajuda, por saber que o apoio necessário será dado sempre que solicitado.

Para o lotérico, é importante acreditar em suas próprias habilidades e procurar ser o melhor tipo de líder dentro de sua empresa. Para gerenciar uma lotérica, é necessário estar sempre disponível para atender os operadores, é mostrar-se solícito quando procurado por um cliente, é manter-se atento a tudo o que ocorre dentro do estabelecimento.

Em reciprocidade, um bom líder na casa lotérica terá o comprometimento de seus funcionários, que sabem que não são simples empregados, mas sim colegas de trabalho. Quando existe comprometimento, todos buscam atingir os objetivos da empresa e o ambiente se torna muito mais tranquilo.

O companheirismo do bom líder incentiva os funcionários na correta execução de suas atividades. Portanto, ao líder da lotérica não cabe perguntar que tipo de liderança ele exerce dentro de sua lotérica, mas sim o que está fazendo para se tornar o melhor líder da melhor lotérica.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.