7 dicas para evitar riscos ao comprar lotéricas

lotérica

Nos últimos anos o interesse por comprar lotérica cresceu muito entre novos empreendedores e empresários já experientes que estão em busca de expandir os seus negócios.

Essa tendência não surgiu à toa, uma vez que desde sempre a compra de uma unidade lotérica pronta e em funcionamento é vista como uma boa forma de investimento.

Entretanto, como não poderia deixar de ser, para comprar lotérica de forma segura é necessário se atentar a uma série de riscos envolvidos no processo.

Para ajudar você, que está com essa ideia em mente, criamos uma lista com 7 dicas do que fazer para evitar riscos na aquisição de uma lotérica. Continue lendo!

Vamos às precauções para evitar riscos

Antes de entrarmos na lista de dicas para evitar riscos ao comprar lotérica, é necessário dizer que o primeiro e principal passo nesse momento é buscar saber mais sobre essa atividade.

Nesse sentido, você deve ir até o portal da Caixa dedicado ao setor, que traz mais informações sobre o serviço lotérico.

Dito isto, acompanhe 7 dicas que vão te auxiliar a adquirir uma lotérica sem passar por dores de cabeça. Confira nos tópicos abaixo! 

1. Analise o aparato de segurança do estabelecimento

O primeiro passo para comprar lotérica sem correr riscos é analisar o aparato de segurança do estabelecimento. Afinal, estamos falando de um lugar onde circulam grandes quantidades de dinheiro.

Portanto, na hora de analisar a compra de uma casa lotérica pronta, investigue alguns pontos específicos no espaço do estabelecimento, como:

 

  • Se existem vidros blindados nos guichês;
  • Se há um sistema de câmeras de vigilância;
  • A posição das saídas de emergência (para o caso de incêndio);
  • Se a estrutura dos guichês é fabricada e/ou revestida com materiais resistentes como aço, ferro fundido, etc;
  • Se os equipamentos eletrônicos estão em pleno funcionamento e garantem a segurança das transações bancárias.

 

Esses são os principais detalhes a serem observados. Porém, podem existir outros a depender da dimensão física da lotérica em questão.

2. Para evitar riscos busque mais detalhes sobre a contabilidade do estabelecimento

Como você deve saber, não é recomendado comprar nenhum estabelecimento que esteja funcionando sem antes checar a sua contabilidade. Essa norma se repete na aquisição de lotéricas.

Por isso, antes de comprar uma lotérica, peça ao atual dono os documentos referentes à área fiscal do estabelecimento e então faça uma análise.

Se você não tiver expertise suficiente para fazer o exame, procure um contador da sua confiança e apresente os documentos. O objetivo é saber se o CNPJ do estabelecimento está quite com as obrigações fiscais.

3. Busque saber sobre possíveis dívidas

Outro grande e importante passo na hora de comprar lotérica é investigar a existência de possíveis dívidas do estabelecimento, principalmente com a Caixa Econômica Federal.

Isso porque muitos lotéricos fazem empréstimos e assumem outros tipos de compromissos com o banco correspondente da lotérica. E claro, se você comprar uma lotérica que tem dívidas, irá herdá-las.

Fique bastante atento a isso!

4. Confira as contas da lotérica

Como você sabe, as lotéricas prestam serviços para a Caixa. Por isso, toda unidade lotérica possui uma conta interna, enumerada pelo código 043. Por essa conta “correm” todas as transações feitas entre a lotérica e a agência da Caixa a que ela está atrelada.

Pela regra, as unidades lotéricas precisam prestar contas à sua agência da Caixa todos os dias, para fechar o balanço corretamente. Isso evita embaraços maiores.

Assim, na hora que estiver negociando com o atual dono da lotérica, peça para ver as transações da conta interna da unidade. Caso haja pendências com a Caixa, exija que a pessoa faça a quitação para só então prosseguir com o negócio.

5. Faça uma checagem no contrato da lotérica com a Caixa

A nossa quinta dica para você que quer comprar lotérica é checar o contrato que a unidade pretendida tem com a Caixa Econômica.

Tenha em mente principalmente o tempo de vigência do contrato, que geralmente é de 20 anos prorrogável por igual período.

Saber quanto tempo o contrato ainda estará em vigor é muito importante para montar o planejamento da lotérica para os próximos anos.

6. Verifique se existem ações trabalhistas em vigor

Assim como a questão da contabilidade, que citamos na segunda dica da nossa lista, a área trabalhista também é um ponto extremamente sensível em transações para aquisição de empresas em funcionamento.

Portanto, na hora de negociar a compra da lotérica que você tem em mente, peça ao atual dono comprovações de que não existem ações trabalhistas de ex-funcionários contra a empresa.

Além disso, analise a situação dos atuais empregados, para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Lembre-se que o ideal é que todos os funcionários estejam trabalhando com carteira assinada e com todos os seus direitos devidamente respeitados.

7. Verifique a lucratividade do estabelecimento para que possa evitar riscos

 

Ninguém quer investir em um negócio para perder dinheiro, não é mesmo? Pois bem.

Se você deseja comprar lotérica, deve saber, antes mesmo de fazer uma oferta, quanto o estabelecimento lucra mensal e anualmente.

Entretanto, não faça isso “de boca”. Peça ao atual dono do lugar os relatórios  SITAE e SIGEL, que são emitidos pela Caixa e detalham o faturamento da unidade lotérica.

Solicite ainda um relatório de despesas para saber qual é o custo de manutenção mensal da lotérica, a fim de ter uma melhor noção dos investimentos que precisam ser feitos no lugar.

 

Dentro de casas lotéricas se faz necessário um controle eficaz e efetivo, para saber se essa empresa tem uma vida financeira saudável. Para isso os empresários lotéricos contam com a DouraSoft para ter a convicção que sua empresa está no caminho certo.

Como resultado, conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos