Script de vendas pode auxiliar operadores a venderem bolões?

Não é segredo para ninguém que uma das principais áreas dentro de uma casa Lotérica é a venda de bolões. Entretanto, existem alguns fatores que precisam ser considerados. A venda do jogo em si, nada mais é do que comercializar um produto comum, mas é preciso levar algumas coisas em conta.

Por mais que vender um bolão seja algo nada complexo, existem alguns desafios que tornam a venda um pouco mais complexa. Primeiro, porque raramente você terá tempo com o cliente, pois casas Lotéricas vivem cheias.  É comum nos depararmos com casas Lotéricas com filas enormes. Ou seja, o seu tempo para atender as necessidades do cliente e ainda ofertar um bolão é muito pequeno.

Além disso, muitas vezes o cliente não quer ouvir o que você tem para dizer, ele apenas deseja pagar as suas contas e ir embora. Neste ponto é que um script de vendas se torna útil, porque você terá uma abordagem pronta, quase que mecânica, para oferecer o seu bolão.

Como um script de vendas pode auxiliar a minha casa Lotérica?

O objetivo de um script vendas é justamente preparar o operador para situações do dia a dia de forma prática. Quando estruturamos um script, basicamente estamos criando uma sequência lógica de mentalização. Desta forma, o seu operador poderá executar as perguntas corretas durante o atendimento.

O script não foi feito para ser lido durante o atendimento, até porque, dado o alto fluxo de movimento dentro das coisas Lotéricas, isso seria impossível. O foco deve ser trazer para o operador de caixa situações práticas, onde ele consiga assimilar com o script. 

Por exemplo, todo operador precisa saber iniciar um atendimento com uma saudação.

Bom dia. Tudo bem com o Senhor?

Olá, como você está?

Boa tarde, como posso atendê-lo?

Esses são exemplos simples, mas quando levamos isso para o gancho da oportunidade. Em qual momento o operador pode oferecer o bolão para o seu cliente?

O ideal é que o bolão seja oferecido, após realizar todas as solicitações do cliente. Logo, é fundamental que dentro dessa janela de oportunidade, entre finalizar o atendimento ao cliente e o próximo da fila, é preciso oferecer os jogos.

Compreendemos que por essa janela ser muito curta, geralmente o operador costuma utilizar a frase – Não deseja levar um jogo hoje ou apresenta alguns jogos que estão alta – entretanto, é possível que o script otimize esse processo.

Mas como desenvolver um Script de vendas?

O primeiro passo é criar uma estrutura básica. Saudação. Solicitação. Oportunidade. Saudação. Esse é o caminho mais lógico para desenvolver um script de vendas.

Saudação: Comece se apresentando e questionando como o cliente está. Olá, tudo bem? Como posso ajudá-lo?

Solicitação: Resolva as pendências do cliente, sempre peça para ele aguardar um minuto. Se for para efetuar um pagamento, saque ou qualquer pendência sempre conclua que o serviço foi feito para o cliente, quanto maior for a agilidade e a praticidade, melhor será o temperamento do cliente, pois isso traz uma sensação de satisfação.

Oportunidade: Este é o seu momento operador, você criou familiaridade com o cliente, resolveu as pendências dele e o tratou com cortesia. Agora é a hora de ofertar o seu serviço, perguntando se ele não tem interesse em adquirir um jogo ou fale que é um bom momento para os jogos.

Saudação: Por fim, termine dizendo para o cliente que ele tenha um excelente dia.

Um script de vendas pode facilitar a sua vida, operador!

Portanto, é bastante claro que um script de vendas pode facilitar a vida do seu cliente. Principalmente para operadores iniciantes, pois você já possuirá um modelo que norteará o seu dia a dia.

Além disso, é fundamental se familiarizar com o script porque ele evitará perguntas desnecessárias, e otimizará o seu tempo e o tempo do seu cliente.

 

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