Skip to main content

A liderança é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Os líderes são exemplos para seus funcionários, e suas atitudes influenciam muito na forma como eles irão agir e em suas decisões. 

Mas você sabia que existem vários tipos de liderança? Há diferentes estilos de líderes, e cada um deles acaba impactando de forma distinta o desempenho dos funcionários e da empresa. 

Quer saber mais sobre o tema e identificar seu estilo de liderança? Continue lendo e aprenda mais sobre isso para aplicar em sua lotérica. 

Papel  e características da liderança

Líderes não existem somente em empresas. Em todos os lugares em que estivermos, sempre haverá líderes natos que se manisfestarão para fazer com que um grupo se una a fim de alcançar um objetivo em comum. 

As funções de um bom líder são muitas, mas dentre elas podemos destacar: garantir a harmonia entre a equipe; delegar tarefas de forma eficaz; motivar e inspirar o time; organizar objetivos e metas; e determinar o que fazer para chegar ao objetivo. 

Além dessas atribuições, há uma série de características que o líder deve ter. Carisma, bom discurso, empatia, respeito, pensamento estratégico, paciência, facilidade em tomar decisões, capacidade para delegar tarefas, organização e compromisso são algumas delas. 

Tipos de liderança

Há três estilos de liderança que se diferem na forma como o líder motiva e interage com aqueles que lidera. Pesquisas mostram que bons líderes não são aqueles que seguem determinado tipo de estilo, mas aqueles que sabem como agir em cada situação. Um líder deve ter flexibilidade e saber se adaptar aos diferentes cenários.

Você verá, a seguir, os três tipos de liderança. 

1) Liderança autocrática 

Na liderança autocrática, o líder é uma figura autoritária e centralizadora, onde todas as decisões são tomadas por ele. Os liderados raramente podem dar sua opinião, e estão sujeitos a regras bem definidas. 

Hoje em dia, esse tipo de liderança é visto como ultrapassado, mas nele há também algumas vantagens. Por exemplo: os liderados tendem a produzir mais, pois estão sendo constantemente cobrados; as decisões podem ser tomadas mais rapidamente, pois só dependerão de uma pessoa; e ainda há um maior controle de todos os processos da empresa.

No entanto, há muitas desvantagens na liderança autocrática, como: os funcionários podem se sentir desvalorizados, pois não contribuem nas decisões da empresa; o chefe será visto como um ditador; o líder ficará sobrecarregado; a equipe se sente frustrada e desmotivada.

2) Liderança democrática

Diferente da anterior, a liderança democrática permite que haja contribuições e sugestões por parte de toda a equipe. Esse tipo de líder busca sempre o bem-estar da equipe, proporcionando motivação e satisfação. Essa atitude gera interação entre o grupo; valorização da equipe; e maior comprometimento de todos. 

Como desvantagens podemos destacar: menos rapidez na tomada de decisões; requer maior nível de maturidade dos funcionários; risco de ocorrer a perda do controle. 

3) Liderança liberal 

Esse tipo de líder permite que sua equipe utilize a autogestão, confiando em sua maturidade. Ele ainda está presente na equipe e tem suas obrigações. No entanto, o líder liberal permite que seu time tome suas próprias decisões no dia a dia, sem muita fiscalização.

Nesse tipo de liderança, há pouca burocratização e muita confiança na equipe. Entretanto, pode haver baixa produtividade, falta de direcionamento e falta de respeito ao líder. 

Qual liderança adotar em sua lotérica?

Através dos perfis acima, você certamente conseguiu identificar o seu tipo de liderança. Mas será que ele é o correto para sua lotérica?

Busque adotar um modelo de liderança para cada situação. Por exemplo, se você sente que para aquela tarefa é necessário um maior controle, seja autocrático. Se você quer a participação dos seus funcionários e sabe que eles têm maturidade para isso, seja democrático. No entanto, se deseja confiar plenamente em suas tomadas de decisão para focar em outras questões, seja liberal. Vá adaptando sua liderança conforme o necessitado. Seguindo essas dicas, temos certeza de que você será um líder melhor.  

 

 

 

Leave a Reply