Skip to main content

Muito tem-se dito que é preciso investir em treinamentos para se destacar no mercado, que está cada vez mais concorrido. Às vezes, fica difícil se destacar, e uma estratégia que muitos têm adotado é treinar e capacitar a equipe da empresa.

Mas a dúvida que não quer calar é: será que treinamentos realmente valem a pena? É certo que seus resultados não surgem momentaneamente. É um investimento a longo prazo e que demanda tempo e paciência. Será que realmente vale a pena investir em treinamentos em sua lotérica? Veja a seguir.

Por que investir em treinamentos de equipe

Como dissemos, os tempos mudaram e o mercado ganhou a capacidade de se tornar cada vez mais dinâmico, se adaptando às mudanças. Sendo assim, ele tem se tornando mais competitivo e as empresas que conseguem se destacar são aquelas que se adaptam a cada situação.

Diante disso, investir em treinamentos é fazer com que os seus colaboradores estejam bem preparados para vencer os obstáculos diários. Investir em treinamentos é investir não só em seus funcionários, mas também na sua lotérica.

Os treinamentos irão ajudar sua equipe a sanar as dificuldades e desenvolver outras habilidades. Portanto, desenvolver treinamentos para capacitar seu time não é apenas um custo, mas garante a sobrevivência do seu negócio. Nem sempre você conseguirá contratar os melhores profissionais na área. Ninguém nasce sabendo, todos precisam se desenvolver para conseguir oferecer o melhor de si. Sua lotérica será bem vista por todos quando seus funcionários enxergarem que conseguirão crescer profissionalmente trabalhando com você.

Como avaliar o retorno dos seus treinamentos de equipe

Vimos que treinamentos valem a pena. Mas a questão da vez é: como avaliar se o treinamento que irei realizar terá retorno? ROI é a sigla para Return on investment, que significa Retorno sobre o Investimento, em português. O ROI é um sistema que permite avaliar todos os gastos com treinamentos, desde o marketing até o fim do projeto.

Ele funciona assim: primeiro, você deve somar o quanto investiu com o treinamento. Em seguida, some todos os ganhos que sua empresa obteve em um prazo determinado de tempo após o treinamento. Diminua o último valor pelo primeiro e, por fim, divida o número encontrado pelo valor gasto no treinamento. Assim, você irá descobrir quantas vezes o seu investimento rendeu.

Treinamento X desenvolvimento

Treinamento é diferente de desenvolvimento. Quando você treina sua empresa, você foca especificamente em pontos que seu time apresenta falhas. Dessa forma, eles conseguirão apresentar melhoras mais rapidamente, quase que instantâneo.
No entanto, vale lembrar que o desenvolvimento dos seus talentos profissionais não acontecerá de imediato. Desenvolvimento demanda tempo e experiência. Sendo assim, não cobre excessivamente dos seus funcionários após o treinamento. Dê tempo ao tempo.

Foque na carreira

É comum em muitas empresas que haja treinamentos dos funcionários apenas para exercerem seus cargos na instituição. Muitas delas só fazem treinamentos para novos funcionários, pois esses precisarão conhecer mais sobre a função que irão desenvolver.
No entanto, empresas visionárias buscam focar na carreira do profissional como um todo, criando um profissional completo. Com certeza seus colaboradores ficarão satisfeitos em saber que você está pensando no seu sucesso profissional e não apenas na sua lotérica.

Treinamentos de equipe trabalham o individual e o coletivo

Treinamentos geralmente são destinados ao time como um todo, e não leva em consideração as características individuais de cada funcionário. Para investir a longo prazo, é importante mensurar os pontos fortes e fracos de cada um, formando um talento valioso para sua lotérica.

Vimos no texto como é importante investir em treinamentos para o seu time. Eles podem gerar resultados instantâneos, sendo que você conseguirá de volta o valor no qual investiu. Lembre-se também de pensar a longo prazo e investir no desenvolvimento do seu time.

Esperamos que sua equipe lotérica esteja sempre em crescimento. Até breve!

Leave a Reply