Skip to main content

Você acabou de fazer um recrutamento e vê a necessidade de fazer um treinamento com seus novos funcionários? Ou mesmo sente que precisa promover um aperfeiçoamento para seus colaboradores de longa data? Pois bem, treinamentos são muito importantes, pois promovem o desenvolvimento do seu time e o tornam mais competitivo diante ao mercado de trabalho.

A importância do treinamento e desenvolvimento dos funcionários

Pode ser que você tenha percebido que seus funcionários não estão produzindo conforme o desejado. Despedi-los pode não ser a melhor opção. Apostar em treinamentos pode potencializar os resultados de sua lotérica, mantendo seus servidores engajados com sua empresa.

Oferecer aos seus funcionários treinamentos que os auxiliem no desenvolvimento de suas atividades de rotina na empresa pode mantê-los dispostos e satisfeitos. É importante mostrar que eles não são descartáveis, e que você como chefe se mostra pronto para promover sua evolução. Manter uma equipe unida é muito importante para melhorar seus negócios.
Você deve se lembrar que, ao se investir em treinamentos, você está investindo em sua própria empresa. Fazer um planejamento de capacitação gera uma margem maior de acertos do que de erros. Quando o colaborador sente que pode evoluir na sua empresa, ele se sente mais motivado, e você estará retendo talentos.

Como planejar o treinamento e desenvolvimento do seu time Lotérico

Certo. Vimos como é importante e necessário oferecer aos funcionários cursos de capacitação. Mas vale a pena lembrar que todo treinamento deve ter um objetivo. Nada adianta oferecer aos colaboradores um treinamento que não trará nenhum ganho a eles. Para que isso não aconteça, em primeiro lugar, é necessário conhecer bem a equipe.

Acompanhe a rotina trabalhista dos seus profissionais e identifique quais os pontos fracos que eles apresentam. Dessa forma, você será capaz de formular um roteiro de características que eles precisam aprimorar. Um meio possível para se fazer isso é perguntar aos próprios funcionários quais têm sido suas maiores dificuldades, falhas e deficiências. Isso pode acontecer através do preenchimento de um formulário.

Além disso, procure por pontos fortes nos seus funcionários e busque potencializá-los. Pode ser que eles tenham entrado em sua empresa com muito conhecimento teórico sobre o assunto, mas que lhes falte entender um pouco mais sobre a prática do negócio. Investir nisso pode te oferecer profissionais diferenciados diante do mercado.

Seja exemplo para a sua equipe! Confúcio diz em sua famosa frase: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Quando você promover um treinamento para sua equipe, participe também e motive todos os gestores da lotérica a participar. Isso gerará nos funcionários um laço de confiança. Mostre a eles que todos estão juntos na busca do mesmo objetivo.

Cursos de treinamento e desenvolvimento

Se possível, invista em cursos online. Esse meio apresenta um orçamento mais barato, muitas vezes. O curso online pode ser ao vivo, dando espaço para conversa direta com o palestrante, ou a distância. Esse último dá a todos mais opções de horários para realizar o curso.

Porém, não deixe de lado os cursos presenciais. Esses podem ser oferecidos em um local de sua escolha e proporcionam a oportunidade de um contato com o palestrante e de feedbacks constantes.

Outro tipo de treinamento é o treinamento na prática. Esse acontece quando um profissional da empresa é treinado enquanto realiza na lotérica uma atividade diferente daquela que vinha desenvolvendo até então. Essa é uma boa opção para treinar funcionários para realizar funções diferentes no futuro.

Estabeleça metas

Com seus profissionais bem treinados e motivados, a produtividade da lotérica irá aumentar, isso sem perder a qualidade na prestação de serviços. Diante disso, você pode estabelecer metas mais altas para seus funcionários. Busque sempre recompensá-los por seu desempenho, mantendo-os cada vez mais satisfeitos em trabalhar com você.

Leave a Reply