Como fazer um fluxo de caixa perfeito em sua lotérica?

fluxo de caixa perfeito

São tantas as obrigações dentro do gerenciamento de uma casa lotérica, que muitas pessoas acabam não tendo tempo para fazer um bom fechamento de caixa. O problema é que isso pode refletir na lucratividade da sua empresa.

Por ser um assunto tão importante, nós resolvemos fazer uma sequência de artigos para ajudar você a conseguir construir um fluxo de caixa perfeito.

 

Como fazer um fluxo de caixa perfeito?

fluxo de caixa perfeito

Existem alguns itens que precisam ser analisados e registrados quando você pretende fazer o seu fluxo de caixa. Mas, antes de começar a anotar, é importante que você oriente os seus funcionários a fazer esses registros diariamente. Além disso, é importante que nenhum desses dados sejam perdidos.

  • Saídas de dinheiro
    É importante separar todas as saídas de dinheiro em categorias, isso vai fazer com que você tenha uma visão real das despesas da sua casa lotérica. Por exemplo: separe o dinheiro gasto com o pagamento dos funcionários, com o marketing da sua casa lotérica, com as taxas que você paga mensalmente, com os depósitos que você precisa fazer diariamente e etc.
  • Entrada de dinheiro
    Você também precisa saber a origem de todas as entradas de dinheiro, ou seja, os serviços prestados e os produtos vendidos da casa lotérica, seja pelos TFLs, ou até mesmo de produtos correlatos – como é o caso de lotéricos que vendem publicidade.
  • Anotar as entradas diárias
    Não basta separar em categorias as entradas e saídas, é importante que o fluxo de caixa tenha registros diários da movimentação dos valores do caixa.
  • Entender o saldo final diário
    Todos os dias é preciso saber qual o valor final do seu caixa. Para isso, você vai precisar somar todas as entradas e subtrair todas as saídas de dinheiro do seu caixa. Analisando todos os dias esses dados, você saberá as flutuações que ocorrem dentro da sua empresa durante o mês.
  • Resultados e análises
    É preciso montar relatórios que te ajudem a visualizar não só o fluxo de caixa, como todos os dados da sua empresa. Como por exemplo o relatório DRE.

IMPORTANTE

É fundamental que você não misture suas despesas pessoais com as despesas da casa lotérica. Jamais pague contas pessoais como sendo contas da sua empresa, isso pode bagunçar por completo o seu planejamento financeiro e fazer com que você perca totalmente o controle do seu fluxo de caixa.

 

Como analisar um fluxo de caixa em pouco tempo?

fluxo de caixa perfeito

Para uma análise de fluxo de caixa perfeita, você deve começar a fazer o registro dos dados em formas seguras, uma boa solução é utilizando o sistema AGIL. Trata-se de um sistema capaz de registrar em cliques o seu fluxo de caixa e ainda por cima, te mostrar a movimentação diária de forma automática.

Além disso, o AGIL é um sistema que elabora para você relatórios completos. Assim, você saberá como estão todos os dados da sua casa lotérica, saberá se tem condições para fazer investimentos, para comprar novos produtos, para contratar novos funcionários ou se precisará adotar novas estratégias para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Qualquer funcionário pode usar o AGIL, ele é muito fácil de ser utilizado, de fácil interpretação e além disso tudo, você terá um canal para esclarecer dúvidas. É importante que você invista em sistemas que possam te ajudar a melhorar o gerenciamento da sua casa lotérica, afinal, isso pode fazer com que o seu negócio tenha mais sucesso.

Elaborar o fluxo de caixa perfeito não precisa levar horas! Com o sistema AGIL você consegue ter um fluxo de caixa completo e relatórios detalhados em menos de 5 minutos. Ao final de cada dia será possível saber como está a saúde financeira da sua casa lotérica.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta