Uso do celular dentro de casas Lotéricas: Como lidar! | Blog DouraSoft

Como limitar o uso de celular dentro da sua casa lotérica

uso do celular

Nos dias atuais, o celular tem sido usado como uma ferramenta importante de trabalho. Hoje em dia, só com um Smartphone você é capaz de desenvolver inúmeras tarefas, o que no século passado não seria possível nem com um computador. No entanto, junto com essa praticidade vêm alguns problemas. Há muitos funcionários que acabam se distraindo e utilizando os celulares indevidamente e excessivamente no horário de trabalho. Essa prática pode atrapalhar a produtividade e o foco do funcionário, prejudicando a empresa.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) assegura que os empregadores têm o direito de definir regras do uso de celular dentro do ambiente de trabalho. Portanto, você pode como chefe determinar se seus funcionários terão acesso ao uso do celular ou não.

Com certeza, essa não é uma situação fácil, pois pode acabar resultando em insatisfação por parte dos seus colaboradores. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode limitar o uso do celular na sua lotérica, de forma que respeite as necessidades da sua equipe.

Vantagens do uso do celular no ambiente de trabalho

Como dissemos, o uso do celular mudou drasticamente a vida de praticamente todos. Essas mudanças trouxeram pontos negativos, mas também muitos pontos positivos. Dentre essas vantagens, podemos destacar a facilidade em se comunicar. Com uso de celulares ficou bem mais fácil manter contato com seus funcionários, podendo transmitir mensagens importantes, de forma bem mais rápida. 

Além disso, a tecnologia possibilitou a diminuição dos ruídos na comunicação, já que a mensagem chega até o destinatário sem interferências de sentido. Outro fator importante a ser considerado é a forma como o uso dos celulares propiciou o aumento dos laços pessoais entre as pessoas. Como todos podem manter contato uns com os outros diretamente e sem o intermédio de secretárias, os relacionamentos ficaram bem mais próximos. Com sua lotérica unida, os resultados com certeza serão mais satisfatórios.

Como lidar com o uso excessivo do celular

Além de vantagens, o uso excessivo do celular no ambiente corporativo traz muitos problemas, como a queda da produtividade e a fácil perda de foco. Para lidar com isso, é preciso que você estipule limites. 

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas que serão listadas abaixo.

1) Manter sempre no silencioso

Deixe claro aos esses funcionários que eles devem deixar seus celulares sempre no modo silencioso. Isso evitará que barulhos atrapalhem a concentração deles e de seus colegas, além de evitar constrangimentos em reuniões.

2) Desativar notificações

As notificações com certeza são as maiores vilãs da produtividade. Isso acontece porque a cada notificação seus funcionários irão se sentir tentados a olhar suas redes sociais, para acompanhar as novidades. Portanto, diga a eles que deixem todas as notificações, de aplicativos que não estão relacionados ao trabalho, desativadas.

3) Dar o exemplo

Em reuniões em grupo, é importante que você diga aos seus funcionários que evitem ao máximo utilizar os Smartphones. No entanto, é fundamental que você também não o utilize em excesso. Sua equipe sempre te olhará como exemplo e seguirá suas atitudes.

4) Não compartilhar conteúdo impróprio

Como equipe, é natural que vocês tenham um grupo no WhatsApp para manter contato. Você como líder deve ser o responsável por monitorar o conteúdo e as mensagens que estão sendo compartilhadas. Sempre que algum funcionário enviar algo inapropriado para o ambiente corporativo, deixe claro a todos que o objetivo do grupo é tratar apenas de assuntos profissionais.

5) Definir regras para o uso

Portanto, caso você perceba que os tópicos anteriores não foram capazes de limitar o uso do celular na sua lotérica, será preciso definir algumas regras. Você pode definir horários específicos para que seus funcionários utilizem o celular, como o horário do lanche. Algumas empresas usam a prática de recolher o celular, disponibilizando-o apenas nos momentos desejados. 

Antes de instituir qualquer regra, tenha certeza de que os seus funcionários irão aceitá-las de bom grado. Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a garantir um maior fluxo de trabalho na sua lotérica. 

Deixe uma resposta