Vale a pena contratar funcionários mais velhos?

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Vale a pena contratar funcionários mais velhos?

Devido aos avanços na área da saúde, as pessoas têm vivido cada vez mais e melhor. Estima-se ainda que daqui a poucas décadas, os mais velhos de 50 anos corresponderão à metade da população brasileira. Basicamente, desde 1970 a estimativa de vida só tem crescido gradativamente.

Dito isso, nesse grupo ainda existem muitos que estão no mercado de trabalho, desenvolvendo as mais variadas atividades. Esse empenho, portanto, é algo a ser observado, pois pode trazer inúmeros benefícios ao seu empreendimento.

Nesse texto veremos então os principais motivos de contratar essas pessoas e quais são as vantagens que elas trazem para o seu negócio.

 

Por que contratar funcionários mais velhos?

Por vários motivos as pessoas têm se mantido ativas no mercado de trabalho por um tempo maior. Isso acaba gerando dúvidas sobre porque investir em funcionários mais velhos, e vamos explicar.

Na realidade, a principal vantagem associada aos mais velhos está relacionada às experiências que eles acumularam ao longo dos anos. Isso acaba implicando em várias áreas, como por exemplo a forma como eles leem as situações do dia a dia. Basicamente, eles possuem uma destreza maior para lidar com as adversidades que ocorrem ao longo do dia.

Assim, selecionamos os desdobramentos positivos que esse fato pode lhe proporcionar. Confira:

 

Mais maturidade

Se existe uma coisa que anda acompanhada do acúmulo de experiências é a maturidade. Inegavelmente, é através das situações vividas ao longo do tempo que a mesma pode ser estabelecida.

Espera-se então que pessoas acima dos 50 anos tenham tido mais vivências no âmbito pessoal e profissional do que alguém de 20 e poucos e, com isso, lidem com os problemas de forma mais consciente, sem grandes ilusões.

Em geral, a maturidade aparece como ferramente para a tomada de decisões mais conscientes e assertivas. No entanto, ela acaba otimizando, por exemplo, as tarefas a serem realizadas na rotina da empresa.

Esse grupo consegue analisar as situações de forma mais rápida, colocam-se menos em dúvida e partem antes para a ação.

Assim, em outros termos, a maturidade está também ligada a resiliência, ou seja, com a capacidade de lidar com as adversidades do dia a dia e adaptar-se às necessidades.

Evidentemente, isso também está muito ligado ao perfil de cada um, de modo que pouco adianta alguém que teve muitas vivências, mas não refletiu ou elaborou nada a partir delas.

Levando isso em consideração, a dica é analisar igualmente como o candidato se posiciona.

 

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Um currículo mais completo

Desse modo, o segundo ponto é que profissionais mais velhos tendem a ter um currículo mais completo, pois eles tiveram mais tempo para decidir e investir nos rumos de sua carreira.

Logo, sabendo que o mundo está mudando e que eles precisam se adequar a nova realidades, eles também estão em busca de atualizações. Justamente, por isso encontramos pessoas mais velhas adquirindo novas formações para lidar com o mundo contemporâneo.

A grande vantagem nesse sentido é ter com você um funcionário que entende como determinada tarefa era realizada anteriormente e como ela é realizada hoje.

Esse parâmetro é importante até mesmo para estabelecer metas reais em relação aos avanços tecnológicos e a sua empresa não ficar para trás.

 

Auxílio aos funcionários mais novos

Além de tudo, um fator importantíssimo a ser levado em consideração é que através de toda essa experiência eles ainda podem influenciar positivamente as outras pessoas de sua equipe.

Eles contribuem para a criação de um ambiente ainda mais produtivo, em vista dos fatores citados anteriormente, sendo uma referência, e saudável, uma vez que são eles que mais frequentemente são escolhidos para dar conselhos, por exemplo.

Esses profissionais tendem a ser mais pacientes, prezando pelo diálogo para a solução dos problemas, diferentemente daqueles que acabaram de entrar no mercado e lidam com as relações de trabalho de forma mais afoita.

Nesse sentido, eles conseguem entender melhor a necessidade dos outros. Não se restringindo somente as necessidades dos clientes, mas dos demais funcionários, sendo este um importante diferencial.

Por esses motivos, respondendo a pergunta inicial, parece evidente que contratar funcionários mais velhos vale sim muito a pena. O ideal, ainda, é entender quais são as suas necessidades para fazer a escolha certa!

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Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

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