Vantagens de ter um regulamento interno

Vantagens de ter um regulamento interno

No Brasil, existe um conjunto de leis trabalhistas que regulam os direitos e deveres dos trabalhadores. Entretanto, para além delas existe também a possibilidade das empresas apresentarem um regulamento interno de trabalho.

Isso acontece porque em geral a CLT trata de temas de forma ampla, enquanto que cada empresa, de acordo com o segmento em que atua, apresenta, no dia a dia, demandas específicas.

Nesse artigo, mostraremos, portanto, as vantagens de se ter um regulamento como esse e de que modo ele pode ajudar você e o seu empreendimento lotérico a atingirem resultados melhores. Confira!

 

  • O que é um regulamento interno de trabalho?

Assim, primeiramente, a questão que se levanta é o que é um regulamento interno de trabalho. Resumidamente, como o nome sugere, trata-se aqui das normas internas de um negócio, daquilo que pode ou não ser feito dentro dele.

Nesse sentido, cabe mencionar que o mesmo está sempre sujeito às leis trabalhistas, devendo obedecê-las integralmente. Dessa maneira, ele serve muito mais como um complemento do que uma reposição a elas.

É importante que ele tenha então como base os valores éticos da empresa, respeitando-os, e regule questões comuns como horários, vestimentas, instrumentos de trabalho, entre outras coisas próprias dessa rotina.

Para instaurá-lo, o mesmo deve ter, portanto, a forma de documento. É essencial ter essas normas escritas em algum lugar e disponibilizá-las para os respectivos funcionários do estabelecimento.

Se for o caso, procure, inclusive, uma orientação jurídica, pois se feito exclusivamente de forma verbal ele não apresentará nenhuma validade legal e poderá gerar certa confusão.

Dito isso, confira a seguir as principais vantagens de se ter um regulamento interno de trabalho bem elaborado.

 

  • Vantagens

O principal benefício gerado pela existência desse documento já foi mencionado anteriormente: a possibilidade de criar normas que se adequem melhor à realidade da empresa.

Levando em consideração que a legislação precisa dar conta de múltiplas demandas, o regulamento interno de trabalho serve, sobretudo, para preencher as possíveis lacunas existentes.

Selecionamos, assim, 3 benefícios dessa ação. Veja-os:

 

  • Melhorar a comunicação

Consolidar normas em um documento e apresentá-lo objetivamente para uma determinada equipe é excelente para melhorar a comunicação dentro da companhia.

De modo geral, isso evita que os funcionários cometam deslizes e aleguem que não sabiam que determinada prática não estava de acordo com as diretrizes do estabelecimento.

No regulamento interno, ele terá acesso a todas as informações, de forma centralizada, podendo consultá-lo e tirar as suas respectivas dúvidas, desde os seus direitos até os seus deveres.

 

 

  • Alinhar as expectativas

Melhorar a comunicação com a equipe, por sua vez, também é muito útil para alinhar as expectativas, de modo que as metas e os propósitos do empreendimento estarão também mais evidentes.

Assim, determinadas tarefas do dia a dia ganharão também uma nova roupagem, pois os profissionais entenderão melhor o porquê de as estarem realizando.

 

 

 

  • Proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável

Evitando, por fim, falhas na comunicação e alinhando as expectativas, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável e, consequentemente, mais produtivo, pois todo o time estará mais integrado.

Nesse quesito, reitera-se a importância de respeitar as leis trabalhistas e os protocolos sindicais na elaboração do regulamento interno para assegurar a proteção de todos.

Além disso, é preciso ouvir também as sugestões dos empregados, para que eles se sintam motivados e participantes.

Feito isso, espera-se ter em mãos um documento potente, capaz de possibilitar a qualquer tipo de negócio um crescimento seguro e em sincronia com o seu nicho de mercado.

 

  • Dica geral

Uma dica geral aqui é se atentar à legislação e estabelecer um regulamento interno que resolva as questões práticas da rotina laboral. Ainda que se procure um profissional jurídico para isso, não é necessário inventar muito.

Esta é uma ferramenta que serve principalmente para resolver questões internas, logo, preze por certa objetividade e consistência.

Se você gostou desse artigo e deseja saber mais a respeito desse tema, confira também nosso vídeo sobre Regulamento Interno para Empresas Lotéricas

Se preferir, a DouraSoft tem um Modelo de Regulamento Interno que pode te auxiliar na sua empresa.

Faça o Download do material clicando aqui!!

 

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta