Como definir estratégias de vendas verticais para escalar as suas vendas na sua casa Lotérica

Você já ouviu falar do termo vendas verticais? Com o mercado cada vez mais concorrido, obter sucesso nas vendas tem se tornado uma tarefa difícil. É preciso que haja muito planejamento antes de oferecer o produto ao seu cliente.

Além disso, o mercado tende a ficar cada vez mais específico. Empresas que especificam a venda dos seus produtos e focam em um nicho específico costumam alcançar um maior número de vendas. Isso acontece porque os consumidores tendem a escolher a empresa que parece ser mais experiente naquele setor.

Diante disso, vendas verticais são aquelas focadas em seu mercado-alvo, abordando públicos de diferentes segmentações de modo distinto.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue lendo e aprofunde suas estratégias para escalar as vendas.

Vantagens das vendas verticais

Como vimos anteriormente, o mercado vertical é aquele focado em atender um determinado setor. Por exemplo, uma lotérica que foca em atender advogados, ou médicos. Não é que ela não vá atender os demais, mas o foco dela passa a ser um segmento, um nicho, um público, até que este grupo comece a dificultar, ou custar mais caro a obtenção e ai partimos pra outros mercados. 

Mas, afinal, quais são as vantagens em desenvolver um mercado vertical?

O primeiro benefício encontrado em pequenas empresas é a construção de um relacionamento forte entre seus clientes (engenheiros, médicos, advogados, arquitetos) e fornecedores (sua Lotérica). Como todos estão trabalhando dentro do mesmo setor, será muito mais fácil criar laços duradouros, pois os assuntos estarão mais alinhados e facilita assim a comunicação.

Além disso, como seu mercado será específico e não abrangente, haverá menos concorrência. Com menos concorrência, você terá mais oportunidades de inovar e de ser mais criativo em sua área. No Marketing, também haverá benefícios, porque você estará focado em alcançar um público específico.

Algumas desvantagens 

É claro que focalizar em um único mercado pode trazer algumas desvantagens.

Antes de entrar para o mercado vertical, você deve estar seguro de que o seu segmento é estável. Isso para não correr o risco de ter o seu produto substituído por outro.

Com menos concorrência, é fato que você pode alavancar suas vendas e conquistar uma maior receita. No entanto, tome cuidado, pois o número de clientes pode ser muito limitado. 

Outro fator a ser levado em conta é a sobrecarga de trabalho. Então, planeje bem todas as suas ações e, assim, você obterá êxito.

Conheça seu nicho

O primeiro passo necessário para encontrar seu público-alvo é conhecer o nicho em que você trabalha. Analise o perfil dos seus clientes e aquilo com que eles trabalham, identificando quais as principais áreas que sua lotérica tem atendido.

Após fazer essa identificação, você conseguirá visualizar quais são os maiores segmentos que você atende, sendo possível focar sua atenção neles. Mas, além de fazer essa identificação no seus clientes atuais, é importante analisar seus leads. Dessa forma, você também verá quais segmentos podem ter interesse pelos serviços. 

Como entrar no nicho dos seus clientes para realizar vendas verticais

Agora que você conseguiu definir em quais nichos você deve focar, está na hora de entrar no mundo dos seus clientes. Procure pesquisar e entender um pouco sobre a área em que eles atuam. 

Em seus anúncios publicitários, procure falar sua linguagem e usar terminologias e jargões utilizados por eles. Além disso, esteja familiarizado com os desafios e dificuldades que eles têm que lidar todos os dias. Fazendo isso, você conseguirá oferecer a eles aquilo de que realmente necessitam. 

Busque oferecer serviços que você sabe que eles precisam no dia a dia da empresa. Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento em sua área de atuação.

Marketing vertical 

Agora que você entendeu o que são vendas verticais e está começando a ver como são importantes, falaremos então de marketing vertical. O marketing vertical age na mesma linha de raciocínio, visando alcançar um público específico.

Após identificar os nichos que sua lotérica julgou que vale a pena, tenha em mente que o seu conteúdo nas mídias sociais terá que ser voltado para esse público específico.

Portanto, informe a sua equipe de marketing que busque atrair clientes e leads ligados a esse segmento.

Vendas verticais têm se tornado tendência no mercado e é importante que sua lotérica acompanhe essas novidades. 

Você pôde ver como é possível escalar suas vendas através dessa atitude. Então se programe e bons negócios!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

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