4 Dicas para a gestão de equipes de alta performance na sua lotérica

4 Dicas para a gestão de equipes de alta performance na sua lotérica

4 Dicas para a gestão de equipes de alta performance na sua lotérica

Transformar equipes medianas em equipes de alta performance não é uma tarefa simples e fácil de empreender. No entanto, esta é uma missão possível e está ao alcance de todos. Ela pode ser executada em qualquer empresa, inclusive na sua lotérica.

As experiências bem-sucedidas em outras empresas nos permitem extrair pontos relevantes e comuns a todos os casos de sucesso. Neste texto, vamos apresentar os elementos considerados essenciais para que um administrador possa conduzir a sua equipe rumo ao ganho efetivo de performance.

Liderança e consistência

O que acontece na cabeça de um funcionário que ora recebe uma tarefa do seu chefe e, em seguida, algum tempo depois, recebe uma missão totalmente incoerente com a primeira? O que ocorre quando nenhum membro do time consegue compreender o temperamento e as opiniões do chefe, que ora grita com todos, e ora fala suavemente?

Estas perguntas ilustram bem o impacto que a liderança exerce no ânimo e na forma de trabalhar de uma equipe. É por isso que o líder tem que estar atento às mensagens diretas e indiretas que ele está transmitindo para o seu grupo.

Quando o líder tem uma postura consistente, mantendo a sua forma de pensar bem transparente para toda a equipe, ele acaba permitindo que as pessoas conheçam a sua forma de pensar e façam o exercício de pensar da mesma forma. No longo prazo, isso acaba determinando a cultura da empresa e todos sabem o que fazer e como tomar decisões alinhadas à postura dos gestores.

Planejamento antes de execução

Este aqui é outro elemento diretamente relacionado à postura do líder frente à equipe. O que acontece quando você não planeja? A experiência tem demonstrado que quanto menor for o grau de planejamento de uma atividade, menor será o seu potencial de êxito.

É exatamente isso que acontece quando o gestor tem uma ideia e imediatamente repassa ela para toda a equipe. Num primeiro momento, é comum que todos se sintam motivados, mas o que vem a seguir é frustração pela falta de continuidade do trabalho, que termina abandonado em pouquíssimo tempo.

Este fenômeno também é conhecido pelo nome de administração espasmódica, já que é orientada por espasmos de curta duração, com pouco ou nenhum resultado prático para a lotérica.

A dica aqui é: planeje antes de executar. Somente assim você poderá desfrutar dos resultados desejados. Garanta, assim, vida longa e êxito aos projetos e iniciativas para o crescimento e para a melhoria da empresa.

Objetividade e clareza na comunicação

Em meio à correria do dia a dia, acabamos relegando aspectos importantes da comunicação para o segundo plano. Isso implica, por exemplo, em delegar tarefas sem muita clareza e nenhuma objetividade. O resultado será um funcionário perdido, tentando fazer algo que ele não sabe o que é, nem para que serve.

A consequência mais conhecida desse tipo de problema é o retrabalho, que lima a produtividade da lotérica. Porém, o seu efeito mais danoso reside no abalo mental e na desmotivação que isso provoca na cabeça das pessoas, que se sentem perdidas e frustradas em meio a tanto trabalho aparentemente sem sentido.

Definição de Prazos e Metas

Toda tarefa delegada deve vir acompanhada de prazos e metas. Este é o melhor caminho para delegar atividades com eficiência, pois melhora a comunicação e permite que todos os envolvidos saibam exatamente o que é esperado deles em termos de desempenho.

Sem a definição de prazos e metas, não há como medir a evolução do grupo, nem dos indivíduos. No fim, todos caem numa rotina desestimulante e repetitiva.

É preciso manter a lotérica vibrante, com pessoas engajadas e desejosas de ir além. Mantenha o seu time motivado e trate cada tópico que citamos com a devida atenção. O segredo das equipes de alta performance reside neles.

Leia também: Gestão de alta performance em lotéricas

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta