4 Sacadas para verificar a viabilidade econômica lotérica

4 Sacadas para verificar a viabilidade econômica lotérica

Um estudo de viabilidade econômica, como o próprio nome indica, é um meio utilizado para avaliar se um projeto é ou não viável economicamente falando.

No cinema, por exemplo, o estúdio faz os cálculos do orçamento do filme e análise do mercado estipulando uma margem de bilheteria, averiguando então se o projeto é ou não rentável. Um empreendimento lotérico funciona da mesma maneira, para ver se sua empresa tem uma viabilidade econômica será preciso fazer alguns cálculos para poder vislumbrar sua receita mediante o custo total da empresa.

Ao fazer isso é possível perceber nuances positivas e negativas, evitando possíveis problemas na execução do projeto ou simplesmente otimizar a qualidade do mesmo.

Confira a seguir as 4 sacadas para você averiguar a viabilidade econômica da sua casa lotérica.

Viabilidade econômica lotérica – 4 jogadas de mestre!

  1. Análise dos números do mercado: O primeiro passo para averiguar a viabilidade econômica da sua lotérica é fazendo uma análise do mercado. Com a análise você terá em mãos alguns números itinerantes, como média de lucro e custo, podendo utilizar os mesmos para ter uma noção maior da lucratividade da sua lotérica;
  2. Comparação do mercado com sua lotérica: Extensão do tópico anterior, use os números de média para fazer uma comparação direta, não apenas projeção. Esses valores normalmente variam, principalmente devido à localização do estabelecimento, então essa comparação proporcionará uma maior visibilidade para que você possa avaliar o desempenho econômico da sua casa lotérica no mercado;
  3. Economia de segurança: Sempre que for fazer qualquer estudo sobre viabilidade econômica sempre tenha um montante das suas fianças reservado para o caso de emergências. Esses números não vão entrar nos cálculos diretamente, mas vão servir para serem utilizados quando o mesmo for aplicado na sua lotérica, aumentando assim sua segurança e garantindo maior estabilidade;
  4. Mantenha o fluxo de informação atualizado: Tal qual um fluxo de caixa, a viabilidade de qualquer negócio ou projeto muda de acordo com a variação dos números e disposição do mercado. Levando isso em consideração, é uma ótima sacada deixar seus cálculos com uma margem variável, permitindo mudanças dependendo do fluxo de informação.

 

Outras dicas e informações a respeito da viabilidade econômica da lotérica

Com as quatro sacadas mencionadas anteriormente você terá maior liberdade para calcular a viabilidade econômica do seu negócio. Porém, caso as dicas não tenham sido suficientes para passar a confiança necessária para seu investimento, nesse subtítulo nós vamos dissecar um pouco mais a respeito da viabilidade que pode vir a ser útil para a lotérica.

Na análise de mercado, onde você averígua a média de lucro, gastos e receita do mercado, também é bom levar em conta a situação econômica do país. Em uma crise financeira, por exemplo, esses números não serviram como base. Normalmente a média é calculada em um período normal, então procure levar em conta os fatores econômicos atuais e sua previsão de futuro para saber se o negócio é viável.

Outro ponto importante é sua capacidade para fazer os cálculos da viabilidade econômica. Muitos empreendedores possuem uma ótima visão mercadológica de aplicação para os seus negócios, mas não são todos que são bons em matemática e conhecem do parecer técnico com a viabilidade da economia. Nesse sentido, seria bom se você estudasse mais a respeito, existem até cursos específicos para isso.

Finalizando, para ter maior certeza sobre a viabilidade econômica da lotérica, talvez seja melhor contratar um profissional da área para fazer o cálculo para você. Os bons profissionais não costumam ser baratos, mas como o resultado será de extrema utilização, tenha certeza que o cálculo valerá muito a pena.

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta