Para administrar uma unidade lotérica o gestor deve ter consciência de diversos detalhes sobre a empresa, o lucro líquido é um deles. Naturalmente podemos acreditar que isso é um processo natural, mas é muito comum que lotéricos se confundam com determinados termos, o que pode vir a prejudicar o planejamento da empresa.
Para isso não acontecer com você, nesse artigo você vai aprender o que é esse lucro líquido, como calcular e, posteriormente (segundo subtítulo), compreender melhor a diferença desse termo com outros.
O lucro líquido corresponde na diferença entre a receita total e o custo total.
Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total.
Exemplo: Você compra um sorvete de picolé por R$ 1,00 (custo total) e o comercializa no mercado por R$ 1,80 (receita total). A diferença entre os dois preços é o seu lucro líquido, ou seja, o lucro é de R$ 0,80 por picolé.
Em uma casa lotérica, o processo é aplicado da mesma forma, mas sua receita total será formada não apenas pela venda de produtos, mas também pelo dinheiro provindo de outros serviços.
Como explicado anteriormente, muitos lotéricos costumam confundir os termos em torno da administração da empresa. Isso pode causar sérios problemas, pois se o gestor não consegue compreender um relatório, ele pode ter atitudes errôneas que por ventura podem vir a prejudicar a empresa como um todo.
Por outro lado, se o mesmo conhecer os termos técnicos, o seu conhecimento pode aumentar a rentabilidade da empresa a curto, médio e longo prazo. Isso será possível por que ele terá capacidade para otimizar a administração, focando justamente nos pontos positivos e resolvendo os problemas dos negativos.
A seguir você pode conferir o significado dos termos em torno da lotérica:
As comissões são uma porcentagem recebida da venda dos jogos lotéricos como um todo. De todos os jogos feitos você tem o direito a uma comissão, por assim dizer;
As tarifações são o dinheiro provindo pela prestação de outros serviços, como depósito bancário, pagamento de contas e assim por diante;
O custo variável é aquele que é diferente todos os meses. Em um mês você compra, por exemplo, 1000 produtos X de revenda e no mês seguinte adquiri apenas 500. O valor a ser pago nos dois meses é diferente, então o custo é variável;
Essa é a soma de todo custo permanente. O IPTU, por exemplo, é um imposto que entra nessa conta. Salários e aluguel do local também fazem parte do custo fixo;
É a soma do custo variável com o custo fixo;
O valor do produto multiplicado pela quantidade vendida. 100 produtos vendidos por R$ 1,00 farão sua receita total ser de R$ 100,00;
O lucro bruto é a receita total menos o custo variável;
Todo o gasto feito para sua empresa existir, podendo variar do investimento total do mês (cotidiano) ou do ano (todo o custo e até a compra da lotérica em seu primeiro ano);
A rentabilidade serve para saber se o seu negócio é rentável. Aqui é calculado a divisão do lucro líquido pelo investimento total; o resultado é multiplicado por 100. O resultado é apresentado em uma porcentagem;
A lucratividade serve para ver sua porcentagem de lucro. O lucro líquido é dividido pela receita bruta (receita sem descontos) e depois é multiplicado por 100 para se obter uma porcentagem.
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
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