5 passos para controlar o Fluxo de Caixa | Blog DouraSoft

5 passos para controlar o Fluxo de Caixa

controlar o Fluxo de Caixa

Controlar o fluxo de caixa de uma unidade lotérica é essencial para manter a administração sempre galgando para frente. Como estamos falando de uma lotérica os números sempre serão importantes, não só para o cálculo de coeficiente de receita e despesa, mas também por questões logísticas, pois a lotérica trabalha com o financeiro de terceiros – pagamento de contas, cobranças, jogos e afins.

Por esses e outros motivos é de extrema importância controlar o fluxo de caixa da sua lotérica e vale ressaltar que essa não é uma tarefa fácil, pois todo o processo necessitará de maior precisão para poder funcionar adequadamente.

Fique tranquilo. Nós separamos uma série de cinco passos substanciais que vão lhe ajudar a controlar o fluxo de caixa de maneira efetiva e eficiente.

 

Software de controle de fluxo de caixa

Antes de começar a falar quais são os passos cruciais para que você consiga controlar o fluxo de caixa, é importante saber que em uma casa lotérica vale à pena trocar os métodos de registros rudimentares – em agendas, cadernos e planilhas – pelo uso de software.

A automatização dos processos gerenciais faz com que tomadas de decisões, visualização de relatórios e controle do fluxo de caixa sejam feitos rapidamente, sem complicações e o mais importante: diminui o risco de erros humanos.

Antes de pensar em como controlar o fluxo de caixa, é preciso ter em mente que você precisa registrar tudo que entra e saí da sua empresa de forma confiável e segura e a utilização da tecnologia é ótima para te auxiliar nessa função.

 

Passos importantes para o controle do fluxo de caixa

controlar o Fluxo de Caixa

1. Tenha um software confiável:

O primeiro passo para controlar o fluxo de caixa é instalar um software seguro, e neste caso recomendamos o AGIL. O AGIL, software desenvolvido pela DouraSoft, é um sistema de gerenciamento desenvolvido especialmente para as casas lotéricas, ou seja, o programa é a melhor maneira para controlar o fluxo de caixa com a precisão que a tarefa requer.

2. Mantenha os operadores de caixa bem instruídos:

Não adianta desfrutar de um software especializado e preciso como o AGIL se o operador de caixa não for devidamente instruído para sua função. O AGIL tem um design prático e intuitivo, e mesmo dispondo de muitas funcionalidades, é importante orientar bem o funcionário para não ocorrerem imprevistos desnecessários durante o seu período de trabalho. Para melhor orientação só é preciso utilizar os manuais de instruções do programa, ou simplesmente chamar a equipe de suporte via chat online. Faça um teste falando com eles agora mesmo.

3. Utilize o seu perfil para visualizar o fluxo de caixa em tempo real:

Uma função bem peculiar e inteligente do AGIL é a capacidade de fornecer para o gerente a visualização atual do fluxo de caixa de cada TFL, informando por exemplo as Sangrias/Retiradas que já estão nos cofres ou até mesmo enviados para a CEF. Essa característica do sistema ajuda no planejamento, é ótima para solucionar problemas e ainda facilita o contato com o funcionário, pois você terá os números exatos do caixa dele;

4. Solicite o fechamento de caixa com emissão de relatórios:

No fim do expediente cada operador é responsável pelo fechamento do próprio caixa. Além do fato do AGIL facilitar esse processo, fechando o caixa em apenas 3 minutos, o sistema consegue emitir através das sangrias diárias um relatório completo do fluxo de caixa. Use os relatórios para fazer os planejamentos e melhorar sua administração como um todo; Ou simplesmente receba em seu E-mail.

5. Contador, um forte aliado:

Ter uma terceira pessoa na equação para controlar o fluxo de caixa é muito importante para que nada seja deixado de lado por desleixo ou desatenção. Um contador vai poder analisar os relatórios e fornecer concelhos para você de maneira mais prática e ativa, facilitando assim sua administração e otimizando o controle financeiro.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta