fbpx

Como criar a escala de trabalho de seus funcionários

escala de trabalhoNos dias de hoje, é cada vez mais necessário à criação da escala de trabalho, e os motivos para isso são grandiosos.

A escala de trabalho é essencial para manter a organização da sua lotérica. Sem ela sua empresa poderá ficar totalmente bagunçada, perder clientes e não atingir metas propostas. Você só vai perceber isso quando ver seus clientes indo embora ou rendimento cair.

Além disso, a falta de organizar e criar uma escala de trabalho pode acarretar em problemas trabalhistas. E muitos funcionários podem acabar não se sentindo satisfeito com essa falta de organização.

Algumas regulamentações devem ser seguidas para evitar quaisquer problemas trabalhistas. Portanto, elabore a escala de trabalho dos funcionários com cuidado para que nenhum profissional seja prejudicado.

 

Mas afinal o que impede a elaboração da escala de trabalho?

escala de trabalho

Por menor que seja a sua lotérica e seu quadro de funcionários, a organização da escala de trabalho não é tão simples como parecem. Algumas dificuldades prejudica a organização exata desse serviço. Como a portaria 1510/2009 e a própria CLT que possuem regras próprias.

Outros fatores também são os furos de horários, férias de funcionários e faltas que também influenciam  e dificultam a criação das escalas de trabalho. E o empresário lotérico acaba deixando pra depois.

Assim, por conta disso que é necessário contar com ajuda na elaboração, e as opções nos dias de hoje são planilhas ou a automatização por meio de software.

Essas opções irão ajudar no planejamento e criação da sua escala de trabalho, assim como saber as regras estabelecidas pela CLT, a partir daí, você poderá dar aos seus funcionários férias e folgas necessárias e o horário de almoço será mais tranquilo.

Além disso, mais um fator importante  é assimilar as leis aos horários de funcionamento da lotérica. Isso vai te ajudar a entender melhor que nem sempre o que é permitido por lei, é o que você precisa para sua demanda de expediente. E a sua escala vai de encontro em cobrir todo o horário de atendimento da sua lotérica.

Ademais, criação da escala de trabalho atenta também ao horário do almoço, que é o horário de maior fluxo de atendimento. Essa escala não pode interferir provocando  falta de atendimento em horário de fluxo. O ideal é adiantar ou atrasar o horário de almoço dos funcionários, podendo também ser alternados mês a mês entre os funcionários.

Assim, com a escala de trabalho, a empresa organiza o fluxo de trabalho para se tornar mais produtiva.

 

Como elaborar um escala fácil?

escala de trabalhoVocê pode usar várias maneiras de escala de trabalho, pois elas variam. A jornada de trabalho geralmente é de 44 horas semanais, o que resulta em 8 horas diárias. E tem também a opção de jornada de trabalho de 36 horas, resultando 6 horas por dia. Após esse período é considerado hora extra.  No geral, não permite o trabalho em feriados e aos domingos.

Monte sua escala de trabalho de maneira simples, economizando tempo, facilitando a maneira de trabalhar e com possibilidades de alterações rápidas. Pois além de organizar o horário de trabalho da sua equipe, você precisa ter todas as informações necessárias. Bem como ter a contagem de horas  trabalhadas e horas extras que são realizadas por seus colaboradores.

Ademais, seja qual for a escala de trabalho adotada pela empresa, o descanso entre uma jornada e outra deve ser no mínimo de 11 horas, todo profissional contratado deve ter semanalmente 24 horas seguidas de descanso. Ao menos um domingo de folga.

Além disso, os direitos são garantidos pela constituição e pela CLT. Logo, fique atento na hora de definir a jornada de cada colaborador.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta