Como funcionam os financiamentos? - DouraSoft do Brasil

Como funcionam os financiamentos?

financiamentos

Para o lotérico que pretende ampliar sua oferta de produtos, a Caixa Econômica está autorizando as casas lotéricas a oferecer financiamentos de imóveis.

A opção já está disponível há algum tempo para os lotéricos de todo o Brasil, mas cada um deve manifestar o seu interesse em aderir ao serviço. Hoje, a Caixa Econômica já conta com cerca de 280 casas lotéricas que oferecem a nova modalidade de serviço, e a tendência é aumentar nos próximos anos.

Os financiamentos estão entre as novas opções de serviços, que já contam também com o crédito consignado, com propostas de crédito, com cartões de crédito da Caixa e Seguro Caixa.

A nova oferta de serviços, que é diferente dos serviços habituais de uma casa lotérica, exige alguma adaptação no estabelecimento, com um espaço exclusivo para o atendimento de clientes que pretendem financiar imóveis.

O pedido de financiamento não pode ser feito diretamente no guichê, devendo haver um funcionário especialmente treinado pela Caixa Econômica, devendo ser atendido em espaço reservado.

Financiamentos, novo produto para a lotérica

Diante da concorrência, que sempre existe, o lotérico também pode oferecer essa nova modalidade de atendimento aos seus clientes, trazendo mais atenção para sua casa lotérica e aumentando o fluxo de pessoas, com o consequente aumento de lucratividade.

Basta que o lotérico faça a adesão junto à Caixa Econômica e proceda às alterações exigidas, dentro dos padrões estabelecidos pela Caixa, para começar o atendimento. Um funcionário deve ser treinado especificamente para o atendimento e o atendimento não pode ser feito no balcão, junto com as apostas e com pagamento de contas.

O espaço tem que ser separado dos guichês, com um computador ligado diretamente ao sistema de financiamento da Caixa Econômica.

Para o cliente, é mais uma facilidade e, se ele quiser saber se a casa lotérica é mesmo cadastrada, pode pedir o contrato com a Caixa. Na hora do pedido de financiamento, o atendente poderá mostrar essa documentação.

A casa lotérica pode receber todos os documentos solicitados para a aprovação do crédito, como carteira de identidade, CPF, comprovante de renda e declaração do imposto de renda, certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência.

O próprio atendente passa as informações através do sistema da Caixa Econômica, recebendo o cálculo do valor das prestações, podendo dar entrada no pedido do cliente.

A casa lotérica não apresenta ao cliente qualquer custo adicional para fazer o seu financiamento de imóvel e recebe sua parcela de comissão, aumentando assim sua lucratividade.

Depois de aprovado o contrato de financiamento, o cliente deve se dirigir diretamente à agência da Caixa Econômica para assinar o contrato. Portanto, o serviço oferecido pela casa lotérica é a intermediação, facilitando para o cliente todo o procedimento.

Como o cliente deve ser orientado para pedir o financiamento

Um cliente interessado em fazer o financiamento de imóvel através da casa lotérica deve ser devidamente orientado pelo atendente treinado para esse fim, e não pelos operadores de caixa.

Como se trata de um serviço especial, é necessário que o atendente apresente todas as informações, inclusive sobre a documentação necessária, apresentando também ao cliente uma cópia do contrato da lotérica com a Caixa, dando-lhe a garantia de que está fazendo um negócio confiável.

O cliente fica sabendo sobre o valor do financiamento e o valor das parcelas mensais, que são calculados através do sistema e deve ser informado também de que somente depois de tudo é que a solicitação dos financiamentos é encaminhada para a Caixa.

Depois disso, quando a aprovação for confirmada, será trabalho do atendente encaminhar o cliente à agência da Caixa Econômica para assinar o contrato.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.