Como gerir crises dentro da sua casa Lotérica | Blog DouraSoft

Como gerir crises dentro da sua casa Lotérica

gerir crises

É comum que no mundo dos negócios muitos digam que épocas de crise são os melhores períodos para conseguir alavancar o negócio. Mas será que é verdade?

O que acontece, na verdade, é que o empresário deve utilizar a crise a seu favor e aproveitar as oportunidades que terá. 

Além disso, muitos empresários ficam desesperados e até em pânico diante de uma crise ou dificuldade. Mas é fundamental entender que o mercado passa por várias oscilações ao longo do tempo e que você deve estar preparado para enfrentar todas elas.

Continue lendo para aprender mais sobre o assunto.

O que é uma crise, afinal? E como gerir crises dentro da sua casa Lotérica?

Antes de tudo, precisamos aprender a identificar uma crise. Uma crise empresarial acontece quando um grande problema surge, gerando forte impacto na gestão do negócio. 

Há muitos motivos para o surgimento de uma crise, como falhas na gestão,  problemas em algum equipamento, sabotagens e roubos, questões legais, perda de reputação, crise financeira no país etc.

Como gerir crises em tempos difíceis

Em tempos de crise, é preciso ter bastante sabedoria para lidar com isso da maneira certa. E, pensando nisso que, separamos algumas dicas para ajudar sua lotérica nesse tempo difícil.

1) Seja ágil para tomar boas medidas

É recorrente que gestores, em tempos de crise, sintam-se confusos e ansiosos sem saber qual decisão tomar. No entanto, lembre-se de que você deve agir rápido para reverter a situação. Convoque sua equipe para uma reunião, assim, com muitas pessoas pensando juntas, será mais fácil encontrar uma boa solução. 

Além disso, quando algo inesperado acontecer, seja o primeiro a dar a notícia aos seus funcionários, não permitindo que eles acabem sabendo sozinhos. Caso contrário, eles começarão a enxergar sua gestão e sua empresa de uma forma negativa. Lembre-se também de sempre ser transparente com seus clientes.

2) Não paralise os trabalhos da empresa

Durante a crise, algumas empresas acabam paralisando ou diminuindo a rotina de trabalho. No entanto, isso só irá contribuir para o agravamento da situação. Sendo assim, incentive seus funcionários a continuarem trabalhando enquanto você e uma equipe específica se focam na resolução do problema.

3) Elabore um plano de ação

Quando o problema chegar, você deve elaborar um plano para vencer essa crise. Procure identificar suas causas e o que poderá solucioná-la. Tenha o mercado e a concorrência como modelo. 

Ademais, mais uma atitude de precaução que você pode adotar na sua lotérica é elaborar um plano de ação antes do surgimento da crise. Se você identificou que algo de ruim pode acontecer, comece a pensar nas medidas que podem ser adotadas.

4) Não se esforce em identificar os culpados

Muitos gestores acabam gastando muito tempo em procurar o culpado da crise. Ao invés disso, a melhor atitude é se esforçar em solucionar o problema.

5) Analise seus investimentos 

Se sua crise for na área financeira, o primeiro passo a ser tomado é analisar os investimentos que sua lotérica tem feito. Corte gastos e identifique o que é prioridade no momento.

6) Tome cuidado ao solicitar créditos 

É comum que em tempos de crise financeira empresas recorram a empréstimos para tentar sanar suas dívidas. Mas tome cuidado! É essencial que você analise bem o valor das parcelas e dos juros para não agravar suas contas.

 7) Aprenda com a crise

Toda crise é uma oportunidade de aprendizado. Assim que o problema for resolvido, converse com sua equipe a respeito das causas que geraram essa situação e da solução que vocês implantaram. Analise os pontos positivos e negativos e utilize essas informações para gerir possíveis crises futuras.

Tempos de crise são difíceis, mas com um bom planejamento e com a cabeça no lugar, sua lotérica conseguirá sair dessa.

Deixe uma resposta