Em qualquer atividade profissional é necessário que haja constante treinamento dos funcionários. Para uma casa lotérica um treinamento eficiente também é importante, principalmente porque se trata de um estabelecimento que trabalha exclusivamente com pessoas, onde o atendimento é o principal produto oferecido.
O operador de caixa deve estar treinado e preparado para prestar o melhor atendimento, principalmente quando se trata de um novo profissional.
Vamos apresentar algumas recomendações para o lotérico prover um treinamento eficiente para novos funcionários.
1. Treinamento eficiente sobre o público-alvo da lotérica
O lotérico, com sua experiência, já conhece bem o público-alvo de sua lotérica e deve apresentá-lo aos novos funcionários informando como agem, o que procuram e a forma como o atendimento é realizado na lotérica. O novo funcionário, quando preparado, terá mais condições de se adaptar em pouco tempo.
2. Treinamento eficiente sobre os objetivos do operador
Cada casa lotérica possui um objetivo definido, ou seja, uma meta que deve ser perseguida todos os meses. O lotérico deve deixar claro ao operador de caixa quais são esses objetivos e o que é necessário para alcançá-lo.
3. Treinamento eficiente com acompanhamento
Pelo menos na primeira semana de trabalho, o novo funcionário não deve permanecer sozinho em seu guichê. É necessário um acompanhamento para que ele possa se adaptar tanto ao sistema com que está trabalhando quanto ao público que estiver recepcionando.
Nunca o lotérico deve deixar um funcionário em treinamento sem acompanhamento de outro mais experiente. No primeiro dia, ele deve verificar o que é feito, acompanhando outro funcionário de mesma função para pegar o ritmo do trabalho e, em seguida, ser acompanhado para conduzir bem suas atividades.
4. Treinamento eficiente delegando funções
O treinamento deve conter todas as demandas que cada novo funcionário terá durante seu dia de trabalho. Ele deve saber exatamente quais são suas atividades e a melhor forma de executá-las, dentro do padrão de atendimento da casa lotérica.
5. Treinamento eficiente sobre regras
Qualquer estabelecimento comercial possui suas regras internas. O novo empregado deve ser treinado com relação a elas, possuindo todo o conhecimento para executar suas atividades. Caso a lotérica tenha um sistema informatizado, é essencial que tenha consigo o manual de instruções.
Acompanhamento individual após o treinamento
O treinamento é apenas uma etapa, quando o novo funcionário está aprendendo o serviço. No entanto, deve fazer parte da rotina do lotérico fazer o acompanhamento constante de todos os operadores de caixa e funcionários de retaguarda, verificando se enfrentam problemas e como encontram as soluções.
A princípio, com essa atitude, o lotérico deve passar mais confiança para cada um de seus subordinados, tendo a certeza de que podem executar suas tarefas e que, quando surgir algum problema mais complicado, podem contar com o apoio de seu superior hierárquico.
Colocando o treinamento em prática
O treinamento eficiente de um novo funcionário, na prática, deve seguir algumas regras, simples e básicas, para que ele tenha a necessária confiança em seus procedimentos:
- O primeiro dia deve ser apenas de acompanhamento de um funcionário mais antigo, preferencialmente o que tenha mais experiência, para que o novo empregado saiba o que deve ser feito.
- Se necessário, o novo funcionário poderá passar mais dias, sem exceder um máximo de 3, para anotar tudo o que precisa fazer quando assumir seu posto.
- Nesse período, o novo operador de caixa poderá assumir o posto, acompanhado pelo mais experiente, para que todas as dúvidas sejam sanadas.
- A partir da primeira semana, o novo funcionário deverá ficar no guichê ao lado do seu treinador, adquirindo a confiança e o conhecimento para ser liberado totalmente para o trabalho.
Por fim
O treinamento eficiente do novo funcionário deve seguir essas regras básicas para que o atendimento da casa lotérica sempre tenha o melhor padrão. Além disso, o lotérico deve também implementar um sistema de gestão dinâmico e eficiente para que seus funcionários tenham mais atenção com os clientes. O sistema AGIL é o ideal para que o operador de caixa torne seu trabalho mais eficiente e produtivo.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422