Como ter o controle efetivo da Conta 003?

Toda empresa necessita ter pelo menos uma conta bancária. Porém, diferente das pessoas físicas, as empresas atuam como pessoas jurídicas, necessitando ter uma conta diferenciada devido ao fato de ser uma empresa. No caso de uma casa lotérica, é necessário ter dois tipos de contas, a Conta 003 e para acerto de contas junto a Caixa, a conta de operação 043.

A Caixa oferece diversos tipos de contas, dentre elas estão:

  • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física;
  • 002 – Conta Simples de Pessoa Física;
  • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica;
  • 006 – Entidades Públicas;
  • 007 – Depósitos Instituições Financeiras;
  • 013 – Poupança de Pessoa Física;
  • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica;
  • 028 – Poupança de Crédito Imobiliário;
  • 043 – Prestação de Contas para Lotéricas.

A conta 043 pertence à própria Caixa, servindo como uma espécie de conta corrente entre o banco e a lotérica, onde é realizada a prestação de valores recebidos do público em geral. Tal conta se faz necessária porque é através dela que as casas lotéricas façam o repasse de dinheiro à Caixa Econômica Federal; no tocante ao dinheiro, este é o valor que as lotéricas recebem de seus clientes.

A empresa também precisa possuir uma conta 003. Nesse caso a conta funciona igual a qualquer outra conta de empresa, atuando como Conta Corrente de Pessoa Jurídica. Nela são emitidos cheques, assim como onde se recebe os valores correspondentes à prestação de serviços para a Caixa Econômica Federal. Vale ressaltar que caso não haja o valor necessário para “cobrir” a 043, será realizado automaticamente uma transferência da 003 para a 043, cobrindo assim o valor devedor.

Há necessidade de atenção para o caso dos débitos sobre pagamento de fornecedores, pois em grande parte acontecem sobre a Caixa na 043 – podendo em alguns casos ocorrerem na 003. As duas vias explicadas até agora caracterizam a maneira que acontece as transações entre a lotérica e a Caixa: a 043 é usada como repasse para à Caixa Econômica Federal e a 003 é uma conta de empresa comum, na qual a Caixa faz o seu próprio repasse de prestação de serviço – Tarifações.

Qual o melhor método para controlar a conta 003?

Evite o caos use software de gerenciamento de contasComo é perceptível, o trabalho com as duas contas pode esquentar a cabeça de muitos lotéricos que não são familiarizados com termos técnicos e uso de cálculos matemáticos em grande escala. Os empresários lotéricos têm muitas dores de cabeça por causa disso, pois uma parcela considerável, às vezes, perde o controle ou não tem o entendimento da quantidade de repasse que deve enviar ou receber pela Caixa Econômica Federal.

Sistema AGIL

Para evitar que as contas 003 e 043 continuem sendo um problema na vida do lotérico, a melhor opção a se fazer é implementar um programa de gerenciamento de casas lotéricas, isto é, o software AGIL. O AGIL consiste no software desenvolvido pela DouraSoft, cujo  intuito é auxiliar e otimizar o gerenciamento das casas lotéricas. O programa tem diversas funcionalidades e características que são extremamente úteis, podendo até melhorar a qualidade de atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação do cliente.

Entretanto, focando no ponto principal, o AGIL oferece um sistema de controle financeiro muito avançado, permitindo o total controle do fluxo de caixa da lotérica como, por exemplo, trabalhando com a emissão de sangrias periodicamente, conforme as operações realizadas pelos operadores. O software também faz com antecedência os cálculos dos débitos futuros da lotérica, ou seja, o próprio AGIL especifica com precisão e eficiência o quanto o lotérico deve enviar para a Caixa Econômica Federal mediante as arrecadações de produtos, serviços e loterias.

Vale ressaltar que além de dar o controle dos valores referentes da conta 003 para o empresário lotérico, o AGIL também dispõe de outras séries de funções que otimizam o gerenciamento do negócio. Pelo sistema é possível fazer o fechamento de caixa em cerca três minutos, o controle do inventário do estoque, emissão de relatórios e até mesmo fazer backup dos dados para futuras auditorias.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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