Desenvolvimento pessoal: para a lotérica crescer, o lotérico precisa se desenvolver | Blog DouraSoft

Desenvolvimento pessoal: para a lotérica crescer, o lotérico precisa se desenvolver

Desenvolvimento pessoal

É possível que uma empresa cresça sem o devido desenvolvimento pessoal dos responsáveis pela condução do negócio? Pode uma lotérica crescer e prosperar, de modo sustentável, em meio a um modelo de gestão arcaico e ultrapassado para os dias de hoje? Até que ponto o sucesso de uma organização tem relação com as habilidades e com a capacidade dos seus gestores?

Estas perguntas servem para nos fazer refletir a respeito da relação entre o crescimento da empresa e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus administradores. Mas, será que existe esta correlação? Será que uma coisa influencia a outra? Até onde vai esta relação? Vamos analisar um pouco mais estas questões nas linhas a seguir.

Desenvolvimento pessoal do lotérico X Crescimento da lotérica

Provavelmente você conhece e se recorda de algumas empresas que prosperaram no passado, mesmo administradas de forma não muito organizada para os padrões atuais. Se isso ocorria no passado, este é um privilégio de tempos mais remotos. Pois, os dias de hoje exigem cada vez mais eficiência, acurácia, controle e técnicas específicas de gestão empresarial.

Leia também: Eficiência e eficácia: dois conceitos fundamentais para a produtividade da sua lotérica

Pense bem: como uma organização que resolve parar no tempo vai prosperar em um ambiente em que todos os seus concorrentes estão atentos às mudanças e buscam melhorar sempre, tornando-se cada vez mais eficientes? Como ela vai sobreviver em meio a um cenário em que até mesmo os seus parceiros e fornecedores exigem um dinamismo e uma capacidade de se adaptar crescentes?

Fica difícil imaginar que uma lotérica, assim como toda e qualquer organização, seguirá avançando e crescendo, quando os seus gestores pararam no tempo e não possuem nenhuma motivação para buscar desenvolvimento pessoal e profissional, certo?

Em circunstâncias assim, é até comum que a ascensão do negócio seja literalmente freada ou impedida pela forma com que a empresa é conduzida, mesmo diante de um cenário externo totalmente favorável ao seu crescimento, cheio de oportunidades.

A importância de um bom líder

Já está mais do que comprovado que as características dos administradores de uma empresa exercem forte influência na cultura organizacional da mesma. E não adianta acreditar no mito de que uma boa empresa é feita apenas de bons funcionários, pois isso também depende de bons líderes. Líderes que sejam capazes de permitir e estimular o desenvolvimento de seus colaboradores, sem criar impedimentos ou limitações despropositadas.

Se estas conclusões são unânimes, resta uma pergunta: como um gestor deve procurar o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Onde um lotérico pode encontrar respostas para que o seu desenvolvimento desencadeie um fluxo de crescimento positivo e sustentável para a sua lotérica?

O desenvolvimento pessoal do lotérico e a importância do estudo

Como tudo na vida depende de motivação como combustível para a mudança, aqui não é diferente. Fica complicado esperar que alguém mude a sua forma de se comportar se não houver o reconhecimento do problema e da necessidade de mudar.

Assim, o primeiro passo para o desenvolvimento pessoal e profissional de um lotérico, por exemplo, é dado quando ele percebe que precisa buscar conhecimento e se atualizar para que possa seguir guiando a sua lotérica com tranquilidade.

Leia também: 4 Técnicas de Gestão Organizacional para Lotéricas

É comum que esta busca passe pela realização de diversos cursos (inclusive os oferecidos pela Caixa – clique aqui e assista ao vídeo em que ensinamos a acessar a plataforma). Inicia-se assim cursos como os de liderança, gestão de pessoas, controle financeiro, planejamento estratégico, administração do tempo e muitos outros.

Além dos cursos, o lotérico ainda pode se aproveitar de muitas informações disponibilizadas gratuitamente na internet. Deve-se apenas se preocupar em analisar a qualidade das fontes de pesquisa, pois a web está cheia de boas e de más informações e é preciso saber separar umas das outras.

Acesse também: Canal da DouraSoft no Youtube – Aprenda técnicas de gestão e vendas 

Com o tempo e com o esforço de se aplicar o conhecimento obtido na prática, o desenvolvimento pessoal e profissional obtido se converterão em diversas mudanças muito positivas na gestão da lotérica. Assim, a lotérica alcançará crescimento proporcional ao conhecimento e às habilidades acumuladas e aplicadas pelos seus gestores.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta