Escala de trabalho em casas Lotéricas

Você tem uma escala de trabalho em sua lotérica? Mesmo que sua empresa possua poucos funcionários, é importante manter uma escala organizada para que colaboradores e chefes consigam organizar bem seus horários. Uma escala de trabalho evita déficit de funcionários em determinadas horas do dia. As escalas de trabalho visam garantir os direitos trabalhistas, mas também garantem a produtividade da empresa. 

O que pensar na hora de criar uma escala de trabalho

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de montar sua escala. Primeiro, é necessário conhecer as regulamentações trabalhistas do seu segmento. Tenha ciência acerca de horário de almoço e folgas. 

Em segundo lugar, você deve conhecer as preferências dos seus colaboradores. É muito importante que seus funcionários se sintam satisfeitos com o emprego. Diante disso, tente compreender a rotina diária deles e adaptar a escala o máximo possível às preferências de cada um.

Além disso, busque compreender o fluxo de clientes da sua empresa. Perceba se há algum dia da semana ou horário em que sua lotérica recebe um maior número de clientes. Isso é necessário para que você não deixe sua lotérica com poucos funcionários nesses horários. 

Busque um equilíbrio entre atender à demanda e à lei. As duas são essenciais para seu negócio, então encontre a maneira adequada para atender a ambas. 

Direitos dos funcionários x escala de trabalho

É bem provável que seus funcionários trabalhem na escala 6×1, ou seja, trabalham 6 dias da semana e folgam 1. Dentro dessa escala, você como chefe tem a liberdade de adaptar os horários de trabalho de cada um deles, de acordo com a demanda da lotérica e com o desejo dos colaboradores. 

Mas seus funcionários têm direito a horários de descanso durante o dia. Você deve oferecer a eles o mínimo de 60 minutos e o máximo de 2 horas de descanso por dia (isso se trabalharem por 8 horas diárias). Não cumprir esse direito pode causar denúncias à sua empresa e você terá que pagar multas e taxas. Portanto, cumpra todas as determinações das Leis Trabalhistas, mas nunca se esqueça de garantir a produtividade da sua lotérica. 

Como controlar a escala de trabalho dos seus funcionários 

É importante que você crie uma escala de trabalho para organizar bem os horários de cada funcionário. Mas, além disso, é importante que você monitore os horários que seus funcionários estão realizando. Isso assegurará você, pois saberá se todos estão cumprindo seus horários. Mas também assegurará seus funcionários, pois eles terão o conhecimento de horas extras, além de saber se todos os seus direitos estão sendo cumpridos. 

Abaixo mostraremos algumas opções de como o controle da escala de trabalho dos seus funcionários pode ser feito. 

1) Registrador eletrônico de ponto (REP): essa é uma das melhores maneiras de fazer o registro da jornada de trabalho dos seus funcionários. O REP é um equipamento que registra o horário de chegada e de saída através de leitura de digital ou de um cartão. 

2) Livros de marcação de ponto: esse tipo de registro é considerado arcaico, já que nele podem acontecer falhas. No entanto, é importante tê-lo como forma de reserva. Além do que, como sua lotérica possivelmente possui poucos funcionários, realizar o registro de ponto através de livros não gerará muitos problemas.

3) AGIL: o software AGIL foi formulado especialmente para lotéricas. O software é bastante completo e possibilitará a você um controle total sobre as atividades dos seus funcionários. No entanto, mesmo que você use esse programa, o Departamento do Trabalho ainda exige que sua empresa tenha equipamentos especiais para usar o relógio.

4) Câmeras: as câmeras não podem ser usadas para marcação de ponto, mas podem ser um recurso para que você compare as imagens registradas à folha de ponto.

Aplicando todas as dicas acima com certeza você conseguirá fazer, em sua lotérica, uma escala de trabalho organizada e produtiva. 

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