Como criar estratégias de inovação para sua Lotérica

estratégias de inovação para lotéricas

Poucas pessoas pensam em estratégias de inovação quando se fala em casas lotéricas. Afinal, como parte da Caixa Econômica Federal, elas costumam apresentar estruturas organizacionais tradicionais e pouco flexíveis.

Porém, a verdade é que as estratégias de inovação nas empresas também são válidas para as loterias federais. Elas podem ser aplicadas em diferentes aspectos do negócio, como gestão de pessoas, atendimento ao público e pagamentos.

E se você está interessado em inovar dentro da sua unidade lotérica, prossiga com a leitura do artigo e veja as principais estratégias para lotéricas!

Quais são as estratégias de inovação que podem ser aplicadas na sua casa lotérica?

“69% dos líderes em empresas no mundo veem a inovação corporativa como ponto-chave para alcançar objetivos econômicos, sociais e sustentáveis.” (fonte: Business Wire)

Uma estratégia de inovação se trata do conjunto de atividades e atribuições, executadas por diferentes pessoas e departamentos, para desenvolver ideias inovadoras. Essas ideias devem proporcionar melhorias específicas na lotérica.

Mesmo que a sua caixa lotérica surja dentro da estrutura tradicional da Caixa, ela deve trazer ações de inovação no curto, médio e longo prazo. Para fazer isso acontecer, conte com estratégias de inovação comuns nas empresas.

E quais se encaixam na realidade da sua loteria federal?

Busque saber sobre inovações no exterior

Logo, pensando na gestão de pessoas, é importante estar atento ao que ocorre de novidade nos Recursos Humanos do exterior. Para estar atento ao surgimento de novas tendências e técnicas que permitam inovar no tratamento das pessoas.

Invista em tecnologias que melhorem a qualidade de vida no ambiente de trabalho

A princípio, pensando em estratégias de inovação tecnológica, é possível contar com novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida dos operadores de caixa. Algumas possibilidades são:

  • Ferramentas e plataformas de comunicação, que tornam o fluxo de informações mais transparente
  • Ferramentas de produtividade, que auxiliam na manutenção da qualidade do trabalho
  • Ferramentas de organização, que permitem o melhor fluxo hierárquico entre os operadores de caixa e os gestores

Realize a gestão das filas para diminuir a impaciência do cliente

Em síntese, considerando o grande volume de clientes que a lotérica tem, é comum que você tenha filas enormes em horários de pico. Se você não souber realizar bem a gestão de fila, pode deixar os clientes bastante impacientes.

Dessa forma, para resolver isso, dá para adotar um relógio que mostra o tempo médio para o atendimento, de forma a tranquilizar o público. Logo, também é interessante utilizar um sistema de senhas para deixar claro o quanto ele deve ficar esperando. Nem toda loterica tem cabimento desta ideia, mas algumas podem fazer sentido utilizar este recurso.

Dessa forma, se o cliente quiser sair para tomar um café ou ir ao banheiro, ele pode ficar menos preocupado de ser chamado, que e o que acontece em alguns shoppings.

Adote sistemas de automação

Desse modo, a adoção de softwares de gestão que automatizam os processos é uma das principais estratégias de inovação tecnológica na loteria federal. Por meio de um sistema automatizado, você consegue:

  • Fidelizar os clientes, pois o atendimento se torna mais personalizado (com base no histórico do cliente dentro do sistema), com uso de malotinhos por exemplo.
  • Diminuir o risco de erros contábeis (o registro das entradas e saídas financeiras é realizado automaticamente)
  • Aumentar a lucratividade da lotérica, pois enquanto o operador de caixa realiza as suas tarefas, o software de gestão realiza outras simultaneamente

Por fim, o sistema de gestão DouraSoft acaba sendo um dos mais indicados nesse caso. Completo e feito para a realidade das lotéricas, ele permite que o operador de caixa foque nas suas tarefas, deixando as automáticas para o software.

Adote as ferramentas de pagamento mais modernas

Ainda hoje, muitas loterias federais ainda não adotam o Pix para lotéricas, o que torna mais lento o atendimento ao público. É possível utilizá-lo na caixa lotérica como chave (CNPJ do proprietário) ou QR Code dinâmico.

E ao adotá-lo, você agiliza muito mais o atendimento ao público, aumentando a satisfação dos clientes.

Utilize das informações no sistema de gestão para agilizar o atendimento

A princípio, a estratégia de inovação tecnológica é bastante útil para agilizar o atendimento ao público na unidade lotérica. No caso, o software de gestão em específico, que guarda o histórico de compras do cliente.

Ao saber quais jogos ele costuma comprar ou quais contas costuma pagar, você consegue se antecipar às necessidades dele. Além disso, proporciona um atendimento personalizado que conquista mais o cliente.

Conclusão

Todas as estratégias de inovação nas empresas partem de três fatores, não sendo diferente para a caixa lotérica:

  • Recursos: a sua casa lotérica deve ter recursos tangíveis e intangíveis para as inovações
  • Processos: os processos devem estar bem estabelecidos para que os operadores de caixa transformem os recursos em produtos/serviços
  • Valores: os valores vão guiar os funcionários na visão inovadora da casa lotérica

Dessa forma, seguindo essas simples dicas, e tendo em mente esses três fatores, é possível aplicar as estratégias de inovação na sua lotérica!

 

E lembre-se, para que você possa inovar, conhecer a realidade do seu negócio é fundamental.

Como resultado, conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

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