7 estratégias de fidelização de clientes para lotéricas

fidelização de clientes

Mesmo vendo um grande fluxo de clientes na sua caixa lotérica, ainda fica a sensação de que é possível lucrar mais. Afinal, melhor do que aumentar o número, é conseguir a fidelização de clientes.

Ao fidelizar clientes, você acaba criando uma certa regularidade na sua casa lotérica. Isso gera um fluxo de caixa mais constante e melhora a imagem do seu estabelecimento. Afinal, o cliente fiel acaba fazendo publicidade positiva para os outros.

Porém, a caixa lotérica executa a prestação de serviços. Quais são as estratégias de fidelização de clientes para esse cenário específico? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre!

Fidelização de clientes: 7 dicas para fidelizar os clientes da sua lotérica

“Fica cinco vezes mais barato manter os clientes que já conquistamos do que sair à procura de novos.” (Omar Souki)

Geralmente, quando se fala em estratégias de fidelização de clientes, se pensa em lojas de varejo ou atacado. Porém, é possível fidelizar os clientes de uma lotérica, principalmente quando falamos dos bilhetes lotéricos.

A função do empresário lotérico é lembrar constantemente que qualquer pessoa pode ganhar uma das loterias. Também precisa reforçar que há bilhetes caros, com prêmios maiores, mas também os baratos e acessíveis para toda a população.

Ao garantir o retorno dos clientes para mais um bilhete todo mês, você acaba tendo um fluxo financeiro positivo mais regular. Porém, não é tão fácil montar estratégias para a fidelização.

Então, prossiga com a leitura e confira algumas dicas para fidelizar os clientes!

Monte o perfil do seu cliente

Não é possível fidelizar um cliente sem conhecê-lo primeiro e por isso é necessário criar personas. As personas são representações dos clientes ideais, baseados em características de clientes reais, que são utilizadas no marketing.

Além de criar as personas para fazer campanhas de marketing mais personalizadas, você deve manter um banco de dados dos clientes reais com: nome, contato, data de nascimento e jogos preferidos.

Essas informações são importantes nas próximas dicas para fidelizar os clientes.

Mantenha contato com os clientes do seu banco de dados

Se o cliente deu acesso às informações para o banco de dados, você deve utilizá-las para manter contato digitalmente. Por e-mail, você pode:

  • Desejar feliz aniversário
  • Enviar os resultados dos jogos lotéricos
  • Promover sorteios com premiação de bolão
  • Etc

É importante que mantenha o cliente esperançoso quanto à chance de ganhar na loteria e isso é possível através da comunicação regular por e-mail.

E como gerenciar essas informações? O sistema de gestão que recomendamos é o DouraSoft, que atende ao modelo das casas lotéricas. Através dele, é possível gerir os dados dos clientes de maneira intuitiva.

Faça com que os operadores de caixa criem vínculos com os clientes

Os operadores de caixa são essenciais para o cliente se sentir especial e engajado em continuar comprando bilhetes lotéricos. Por isso, eles devem tentar manter uma relação próxima, perguntando sobre o atendimento ou até mesmo sobre a pessoa.

Além disso, devem utilizar o cadastro dos consumidores para promover um atendimento mais ágil. Afinal, ao saber quais são os jogos preferidos do cliente, você já pode dar ênfase no que ele realmente vai comprar.

Traga brindes para os melhores clientes

Brindes são um investimento e não um custo. Uma boa ideia é estabelecer um limite de apostas para a garantia de um brinde. Quando o cliente ultrapassa determinado valor, é possível oferecer como extra uma cota de bolão, ou jogos de menor custo.

Inclusive, nos bolões da lotérica, há uma taxa de serviços que pode ter embutido em seu preço o valor do brinde. Dessa forma, não gera custos para a casa lotérica e pode aumentar as vendas.

Faça uma lotérica online

A lotérica online é importante para a fidelização do cliente, pois serve como complemento ao e-mail. Através das mídias digitais, é possível exibir os resultados dos sorteios, dar dicas de como apostar melhor e permitir que os clientes comentem sobre o atendimento.

Dessa forma, é uma ideia excelente para exercitar as vendas através do meio digital e do digital para o meio presencial. Mas lembre-se, faça dentro dos limites apresentados pela CEF.

Dê atenção às reclamações

Falando em permitir os comentários do cliente, é importante que dê espaço para as reclamações e críticas construtivas. Nenhum cliente gosta de pensar que sua opinião não importa – ao fazer isso, você diminui as chances de fidelizá-lo.

Por isso, deixe uma caixa de sugestões no espaço virtual e também no físico. Se o cliente sugerir melhorias, é importante que não as ignore e procure implementá-las.

Mantenha a lotérica organizada

Dessa forma, sempre deixe disponíveis cestos de lixo vazios, o chão limpo, canetas para o preenchimento de bilhetes, bebedouros e outros itens. Isso é importante para o cliente se sentir confortável em voltar de novo.

Conclusão

Para obter a fidelização dos clientes, é importante ter atenção para todas as suas necessidades. Isso envolve não só melhorar o espaço físico e virtual, como também aprimorar a relação dos operadores de caixa com os clientes!

Por fim, a melhor maneira para conhecer a rentabilidade que os clientes trazem, através de uma gestão financeira efetiva.

 

 

Lembre-se, para que você possa inovar conhecer a realidade do seu negócio é fundamental.

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