Gestão financeira da Lotérica: o que pode estar errado?

Gestão financeira: o que pode estar errado?

Gestão financeira

Sabemos que algumas lotéricas, assim como muitas empresas, não alcançam os resultados desejados por seu proprietário, em que pese o esforço diário e a energia gasta para tentar maximizar os seus ganhos.
Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre a gestão financeira de lotéricas e apresentar itens essenciais para que você descubra, em definitivo, o que pode estar dando errado e como reverter isso.

Gestão financeira: como andam os seus controles?

O primeiro passo para a gestão financeira eficiente de uma lotérica é, sem sombra de dúvidas, a implementação de controles. Esses controles podem ser manuais, utilizando planilhas eletrônicas ou até um caderno de anotações, ou automatizados, utilizando o Sistema AGIL.
A utilização do Sistema AGIL tem se mostrado mais eficaz e apresenta resultados imediatos na gestão da lotérica. Ele tem se apresentado como a ferramenta com o melhor custo-benefício quando comparada com as demais.
A importância dos controles está depositada no fato de que somente eles são capazes de, em última instância, revelar a verdadeira situação de uma lotérica. Basta pensar que, se você tomar decisões sem os mesmos, você estará tomando decisões baseado exclusivamente na sua intuição e terá as suas chances de erro multiplicadas por 10.

Se você já possui controles em sua lotérica, sugiro que você procure responder as seguintes perguntas para aumentar a sua eficácia e a qualidade dos mesmos:

  • Os seus controles atuais são eficientes?
  • Eles são atualizados diariamente?
  • Todos os registros de compras e vendas estão sendo feitos?
  • Há margem para manipulação dos dados?
  • Outras pessoas interferem no processo de lançamento?
  • As informações lançadas são confiáveis?
  • Há espaço para erros humanos?

Veja também: 4 Mitos sobre a administração financeira de lotéricas

Gestão financeira: será que alguém está desviando dinheiro da lotérica?

A relação entre empregado e empregador é uma relação cuja premissa básica é a confiança. Sem ela, a relação trabalhista não avança e tende a se extinguir no curto prazo.
Muito embora a confiança seja uma premissa, sabemos muito bem que o mundo está cheio de pessoas mal-intencionadas que estão à espreita de uma oportunidade para tirar proveito de outras pessoas.
Ocorre que você não precisa ficar analisando o histórico ou o caráter dos seus colaboradores para chegar a uma conclusão a respeito da gestão financeira da sua lotérica. O que você precisa fazer é agir no sentido de controlar as finanças da empresa e mantê-las nos trilhos certos.
Se o problema for realmente um problema de desvio, o próprio ato de implementar os controles já inibirá a ação dessas pessoas, de forma que uma melhora notável ocorrerá com os resultados da empresa, sem que nada a mais precise ser feito.

Gestão financeira: fiz os controles e agora?

É preciso deixar claro que os controles não geram resultados de uma hora para a outra. Eles precisam de algum tempo para gerar um histórico de dados e informações.
O passo seguinte é a análise dos controles para a tomada de decisões. Assim sendo, pode ser que você descubra que é necessário cortar custos fixos da lotérica, como custos com energia elétrica, salários e até o aluguel, se for o caso. De outro lado, pode ser necessário trabalhar para aumentar as vendas.
Repare que agora, tendo os controles em mãos, você poderá tomar decisões de qualidade, aumentando as chances de acerto significativamente, ao contrário do que ocorreria se você tivesse que tomar decisões sem o auxílio dos controles. Você teria que decidir às cegas.

Por que tomar decisões no escuro se você pode fazer isso enxergando tudo o que precisa? A gestão financeira completa da sua lotérica passa pelo Sistema AGIL. Entre em contato conosco, ligando para (67) 2108-7007 ou enviando-nos um email para comercial@dourasoft.com.br.

Quer saber mais? Agende já uma apresentação!
Button

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.99698-3422

Deixe uma resposta